Há quem padeça de dor nas costas. Vale lembrar que "costas", no plural, significa uma parte do corpo humano, mas "costa", no singular, é a parte litorânea do continente.
Resposta: Quando se trata da parte posterior do tronco humano, do dorso, usa-se o plural: Minhas costas estão doendo Recebeu o tiro pelas costas Ela sabe nadar de costas. O singular ”costa” tem o significado de ”litoral” entre outros.
“Costas” vem do latim costa, que significa “flanco.” Falamos “costas” porque nos referimos aos dois flancos, os lados das costas. Convencionou-se falar “lado direito das costas”, em vez de “costa direita”, para diferenciar outros sentidos da palavra.
– É costa ou costas? Na verdade, os dois. As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em contextos totalmente diferentes. Costa, no singular, deve aparecer sempre que você quiser falar do litoral.
COSTA: no singular, refere-se principalmente ao litoral ou beira-mar, mas a palavra também é usada como sinônimo de encosta e ladeira. COSTAS: no plural, refere-se à parte posterior do nosso corpo, dorso, lombo.
A coluna vertebral é fundamental para a nossa sobrevivência, pois protege uma estrutura muito importante do sistema nervoso central: a medula espinhal. A coluna vertebral é formada por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix.
Vale lembrar que "costas", no plural, significa uma parte do corpo humano, mas "costa", no singular, é a parte litorânea do continente. As informações são de Thaís Nicoleti, colunista da Folha e da Folha Online.
É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).
Obrigada! Claro que tem de ser «São férias!». Tem portanto toda a razão, a não ser que se diga «É tempo de férias», e então o verbo vai para o singular. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
A resposta a essa pergunta é: depende do contexto. É possível usar as costas ou a costa de acordo com o sentido da frase. A referência à geografia é no singular; se estiver se opondo à parte da frente, ao dorso, o substantivo é usado no plural.
Mau jeito nas costas é uma maneira popular de se referir a um tipo de lombalgia, que é a dor na parte de baixo da coluna, na região lombar. Aqui estamos falando da lombalgia aguda. Trata-se de uma dor forte, que aparece depois de um esforço físico.
Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg. O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.
O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.