Seu amplo mandato abrange praticamente todo tipo de crime, incluindo crimes contra a humanidade, pornografia infantil, tráfico e produção de drogas, corrupção política, violação de direitos autorais e crime do colarinho branco.
— A Interpol exerce a importante função de ser o centro de informações que une as polícias dos Estados-Membros, formando uma força de polícia internacional que investiga crimes transnacionais, inclusive terrorismo e tráfico internacional de pessoas.
🌍 A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros, e tem sede em Lyon, na França. A instituição permite que as polícias de todos os países membros compartilhem informações e acessem dados sobre crime e criminosos em nível global.
Brasilia, 25/06/2024 - O delegado federal Valdecy Urquiza foi escolhido, nesta terça-feira (25), para ser o próximo secretário-geral da Interpol. Essa é a primeira vez, em cem anos de história, que a organização internacional será comandada por um um brasileiro.
A INTERPOL fornece suporte de investigação, conhecimento e treinamento para a aplicação da lei em todo o mundo na luta contra três áreas principais de crime transnacional: terrorismo, crime cibernético e crime organizado.
São exemplos de pedidos de cooperação policial internacional que podem ser requeridos por autoridades da Justiça brasileira à INTERPOL: a inclusão de mandados de prisão no sistema DIFUSÃO VERMELHA (Red Notice) e o pedido de localização, informações ou identificação de pessoas com base na DIFUSÃO AZUL (Blue Notice).
A Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como INTERPOL (International Criminal Police Organization) foi criada em 1923, na cidade de Viena (Áustria). Seu idealizador foi o chefe de polícia vianense Johann Schober.
Cirilo Barros Ferreira, de 76 anos: Ele é procurado pelo Brasil por assassinato, posse irregular de armas de fogo de uso permitido e posse ilegal de armas de fogo de uso restrito.
A polícia internacional, por meio de um sistema de comunicação chamado I-24/7, conecta todos os seus países membros, sendo 194 atualmente. Importante mencionar que por se tratar de uma organização global, ela permite a cooperação entre seus pares, mesmo que os países não possuam relações diplomáticas.
O que é a lista vermelha da interpol? De acordo com o site da própria organização, a lista vermelha da Interpol é uma solicitação enviada para as polícias de todo mundo sugerindo a prisão provisória, rendição ou ação legal similar de um criminoso procurado, como as mulheres apresentadas nessa matéria.
A Interpol tem como objetivo a criação de uma central de informações que una as polícias dos Estados-membros formando, assim, uma polícia internacional com uma base de dados mundial que investiga crimes transnacionais tais como o terrorismo, os cibercrimes, o tráfico internacional de pessoas, entre outros (INTERPOL, ...
Brasília, 17/06/16 - A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira, o aplicativo CheckPol, que permite a qualquer pessoa consultar a base de procurados internacionais da Interpol. O aplicativo, que é o único do gênero no mundo, permite a busca pelo nome, pela foto e de detalhes do crime cometido.
As difusões são codificadas pelas cores vermelha, verde, amarela, laranja, azul, roxa, preta, além da Difusão Especial do Conselho de Segurança da Interpol-ONU. As difusões são solicitações de cooperação internacional e/ou alertas para que os países membros possam compartilhar informações relevantes sobre crimes.
Entre os brasileiros presentes na lista há Carlinhos Benites, nascido no Rio Grande do Sul (RS) e procurados por crimes sexuais. Há também Emanuel Eduardo dos Santos, de Santa Catarina, foragido por roubo. Débora de Sousa da Paixão, do Amapá, está na lista vermelha da Interpol acusada de tráfico de drogas.
A Organização Internacional de Polícia Criminal - INTERPOL é uma organização mundial de cooperação policial. Os seus membros são as forças de aplicação da lei que operam nos diferentes países. Conta actualmente com 181 países membros.
Fundada em 1923, a Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, é a maior organização intergovernamental global. Reúne forças policiais de 195 países, com o objetivo de combater o crime transnacional. Em mais de 100 anos de existência, somente cinco países se revezaram na liderança do organismo.
Também estão disponíveis para as denúncias o e-mail [email protected] e o whatsapp (61) 99262-8532. O app gratuito está disponível para Android, no GooglePlay, e em breve estará disponível na Apple Store, em português, inglês, francês e espanhol.