Seus poderes e as magias de seu culto são usados contra todo tipo de enfermidades, mas particularmente contra as doenças de pele, inflamações, e doenças transmitidas através do ar que possam causar epidemias. Também são usadas para curar pessoas com problemas de convulsão, epilepsia e catalepsia.
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.
Sua vestimenta é composta por palha-da-costa e búzios. Na mão ele carrega o xaxará, sua ferramenta, com a qual ele varre as doenças do mundo. Na outra ele carrega oxi, sua lança de caça. Nas festas e cerimônias para ele há sempre um alimento.
Os pontos de força de Pai Obaluaê são o cemitério (a calunga pequena) e o mar, este chamado também de calunga grande (porque nele eram jogados os corpos dos escravos mortos nas viagens forçadas da África para o Novo Mundo).
Ajuda a curar as doenças e dá alívio às dores carnais e espirituais, Pai Amado, Atotô! Afasta de mim aqueles que desejam a destruição de minha saúde e minha devastação espiritual e dá-me forças para vencê-los em espírito, Meu Pai.
ORAÇÃO DA NOITE – BENZIMENTO DE OBALUAÊ PARA CURA E RENOVAÇÃO DURANTE O SONO. P ESCRITO - DESCRIÇÃO.
Quem vem na linha de Obaluaê?
Regentes da linha dos Pretos Velhos
Omolu e Obaluaiê são os regentes das almas e dos Pretos Velhos. Seu campo de força e local de oferendas se encontram na Calunga Pequena (cemitérios). Sua saudação é "Atotô Abaluaiê / Atotô Omolu", que significa "Silêncio para o grande rei da Terra".
Os filhos de Obaluaiê são irônicos, secos e diretos. Os descendentes desse orixá são muito independentes e têm a necessidade de crescer com suas próprias forças e recursos.
Oferendas. Os presentes para demonstrar respeito e gratidão para Omulu podem ser alimentos como pipoca, cocadas, abará, acarajé, milho, feijão, inhame e caruru. Ou, ainda, flores, em especial crisântemos.
Obaluaê governa sobre a saúde e as enfermidades. Obaluaê é muito procurado principalmente para a cura de doenças físicas, mas também para proteção contra epidemias e males espirituais. Obaluaê é frequentemente representado com roupas feitas de palha de dendezeiro, que simbolizam sua ligação com a terra e a cura.
Sendo assim, Orixá Obaluaê está associado à saúde e à cura. A roupa de Obaluaê é especial: ele é coberto por uma palha e nenhum humano pode ver Omulu Obaluaê sem ela, pois seu brilho é intenso como o Sol!
Para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Omolu. Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades; Omolu é o orixá da doença e da cura.
Quem pede com respeito e humildade a Obaluaê, é prontamente atendido. A febre, a doença (em especial as de pele e as contagiosas), cegueira e surdez, catapora, varíola e sarampo, são consideradas manifestações deste orixá que somente age quando existe necessidade de purificar a humanidade.
"Obaluaê gostaria muito de ter casado com Oxum", acrescenta o narrador, "mas ela já é mulher de Oxóssi Ibualama e, além disso, Oba koso (Xangô) sente por ela grande paixão. É Oxum Yeye Pondá, muito corajosa e guerreira.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Ele é um grande feiticeiro e alquimista. Ele se tornou um guerreiro por conta de sua história”, conta o Babalorixá à CNN. Para aqueles que acreditam, Obaluaê é o responsável por afastar as maldições que trazem enfermidades e afetam nosso corpo físico, trazendo a cura através dos elementos da terra.
Cura. Não se deve pronunciar o nome primordial de Obaluaê/Omolu. Xapanã é um nome perigoso e, portanto, chamá-lo de Obaluaê, Senhor da Terra, ou de Omolu, Filho do Senhor são formas de cumprir alguns de seus tabus. Negar, para Omolu, é também afirmar, visto que com este orixá o entendimento pode ser pelo seu contrário.
O mês de agosto na Umbanda é dedicado a Obaluaê, os terreiros enchem de pipoca e saudão este grande Orixá da Cura, saiba um pouco sobre esta divindade: Obaluaê é uma flexão dos termos: Oba (rei) – Oluwô (senhor) – Ayiê (terra), ou seja, “Rei, senhor da Terra”.