O que é o Vidro Temperado? O vidro temperado nada mais é que um vidro comum que passa pelo processo de têmpera. Esse procedimento consiste no aquecimento do vidro a temperaturas na casa dos 620°C, muito acima do ponto de fusão (564°C), o que o torna maleável reduz a pressão da superfície.
O vidro é feito através da fusão de materiais como areia, soda cáustica e calcário em um forno de alta temperatura. O ponto de fusão do vidro geralmente varia entre 1400 °C a 1600 °C, mas pode ser mais elevado dependendo da composição específica do vidro.
O vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC.
O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes.
A queima do vidro na parte mais alta desta gama 732-816 ° C (1.350-1.501 ° F) é comumente descrita como um “fusível completo”. Todas estas técnicas podem ser aplicadas a um trabalho de vidro em queima separada para adicionar profundidade, alívio e forma.
Essa quebra pode acontecer, portanto, se em sua utilização forem retiradas lascas de suas bordas. Portanto, vidros temperados que ficam raspando no chão ou chocando-se constantemente contra batentes pode quebrar-se, aparentemente sem motivo.
Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.
Pra você que procura qual a desvantagem do vidro temperado, por ser um tipo de vidro com tensão molecular constante, os vidros temperados apresentam mais rigidez, o que o torna, também, um pouco menos flexível do que modelos como o vidro comum ou o vidro laminado.
Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles: Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.
Esta espécie de vidro possui grande resistência ao calor. Isso ocorre porque, enquanto um vidro comum suporta temperaturas em torno de 50 °C a 60 °C, o Vidro Temperado é capaz de aguentar temperaturas, de uma face para a outra, em torno de 200 °C a 300 °C.
Geralmente, para vidros comuns, a temperatura de fusão está na faixa de 1400°C a 1600°C. Vidros especiais, como o vidro de quartzo, podem ter pontos de fusão muito mais altos.
Afinal, o vidro é um líquido ou um sólido? De acordo com a sua estrutura molecular, o vidro não é classificado nem como líquido nem como sólido, mas sim como um sólido não cristalino ou, simplesmente, um sólido amorfo. Sólidos cristalinos são aqueles que apresentam um padrão de simetria em sua composição molecular.
O vidro fundido, também conhecido como vidro quente, é formado por vidro, que é confeccionado quando duas peças separadas deste material são aquecidas em um forno até derreter, ou se tornar em fusível, em conjunto numa única peça. Tipicamente, a fusão refere-se a qualquer vidro que tenha sido trabalhado num forno.
Da mesma forma que o carbono, o tungstênio, representado pela letra W na tabela periódica, é o elemento metálico com o maior ponto de fusão, no valor de 3.410°C.
A presença do sulfeto de níquel pode causar a quebra espontânea do vidro, sem qualquer aviso prévio. No entanto, a carga de impacto, mau posicionamento e contato do vidro com o metal também podem causar fissuras no vidro temperado.
Já que o fato do vidro temperado estourar é bastante comum, iremos pontuar neste conteúdo algumas possíveis causas desse problema e falaremos também sobre a importância de uma produção e beneficiamento de qualidade para amenizar essa questão.
A última forma de como saber se o vidro é temperado é possível perceber somente após o estilhaçamento da placa vidro. Como sabemos, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços sem grande poder de corte; enquanto que o vidro comum se quebra em grandes lascas pontiagudas capazes de causar ferimentos graves.
Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água.
Normal copo de vidro que não é resistente à alta temperatura geralmente pode suportar "-5 a 70 graus Celsius", mas para o copo de vidro que é feito de material de alto teor de borosilicato, a temperatura pode ser de 400 a 500 graus Celsius e pode suportar "-30 a 160 graus Celsius "a diferença instantânea de temperatura ...
Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.
No caso da cerâmica artesanal, além da queima do biscoito (post com mais detalhes aqui), as técnicas de baixo esmalte necessitam de uma temperatura até 1100 °C; já as técnicas de alta, a queima do esmalte pode exigir até 1300 °C.