Sim. Em um reservatório limpo, sem contato com ar ou calor, a gasolina dura de. Se o combustível estiver exposto a oxigênio, umidade ou algum tipo de contaminação, o tempo de vida útil cai para um a três meses.
A expectativa é que a gasolina possa ficar estocada no posto de combustível por até 6 meses. já no tanque do carro o tempo é menor, uma vez que, nessas condições, o líquido entra em contato com o oxigênio e calor, reduzindo a sua vida útil. Isso faz com que a sua validade seja de 2 ou 3 meses.
Se a gasolina estiver ficando mais escura, significa que algum tipo de reação ou degradação está ocorrendo. Nesse caso, o mais seguro é trocar o combustível”.
Porém, o tempo máximo que a gasolina pode ficar armazenada em galão é de três a quatro meses, dependendo das condições de armazenamento. A gasolina é um produto que se degrada com o tempo, pois sofre oxidação e evaporação, perdendo suas propriedades e características originais.
Não existe prazo exato, mas, segundo especialistas, três meses é o tempo limite da gasolina, seja comum ou aditivada. Uma série de fatores contribui para a degradação: temperatura, umidade e contato com metais.
De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque. Com sua fórmula perfeita, ela pode ser usada sem problemas.
Saber se pode misturar gasolina comum com aditivada é uma grande dúvida entre os motoristas - e, sim, é possível fazer isso sem causar problemas para o carro.
Se a gasolina ficar velha e seca no tanque, pode desencadear em uma série de danos ao veículo. Como por exemplo, o entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, etc.
O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta lei estabelece a proibição de venda de combustíveis em sacos plásticos, garrafas de plástico ou de vidro, galões ou qualquer outro recipiente avulso fora das condições que especifica.
gasolina comum: mantém sua qualidade até 4 meses após a chegada nas bombas; gasolina aditivada: podem durar até 18 meses, por terem antioxidantes em sua fórmula; diesel: deve ser utilizado em, no máximo, 6 meses.
A princípio os resíduos produzidos em postos de combustíveis como panos e estopas sujos/contaminados com óleo, gasolina ou outros combustíveis devem ser encaminhados a um local onde será feita a reciclagem ou transformação, ou a um aterro de resíduos industriais.
Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não-metálicos, certificados e fabricados para esta finalidade; No caso de recipientes não metálicos, a capacidade máxima deve ser de 50 litros e possuir alça. Os vasilhames devem atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis.
Enquanto que outras gasolinas aditivadas possuem a adição de detergentes e dispersantes que limpam o motor, a DuraMais+ conta com um catalisador que agiliza e otimiza o processo de combustão.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), não é permitido estocar combustível em residências. “Por restrição legal e elevado risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente o consumidor não pode e não deve armazenar e manusear combustível em casa”, diz a ANP.
"O principal risco do armazenamento doméstico é justamente em razão do recipiente não ser o apropriado para que isso aconteça. O diesel, a gasolina, são combustíveis corrosivos. Isso pode gerar a danificação do recipiente e pode gerar o extravasamento", explica o major.
Transportar combustível em galão é crime? Transportar combustível em galão é uma prática proibida pela legislação brasileira, que considera essa atividade como crime ambiental e contra a ordem econômica.
De acordo com a Lei nº 9.605, de 12/02/1998, o armazenamento de combustíveis em casa é proibido. Isso porque, como já mencionado, os compostos são altamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, e se seu armazenamento for realizado da maneira incorreta é quase certo de que os resultados serão trágicos.
Dificuldade de dar a partida, com o veículo engasgando; Problemas na bomba de combustível, bicos injetores e filtro de combustível; Redução do desempenho do veículo.
A especial do tipo premium, como a Podium da Petrobras, a Max Pro da Ipiranga ou a Shell R, por exemplo, tem um prazo mais longo, elas podem durar seis meses ou um pouco mais. Mas, o maior prazo de validade é o do etanol.
A primeira medida de segurança que deve ser adotada é deixar o tanque de combustível a uma distância segura do motor do gerador. Isso porque, caso entrem em contato com o motor aquecido, as substâncias inflamáveis podem provocar acidentes com ferimentos graves e contaminação séria do terreno.
Com o estoque feito corretamente por parte do posto, a gasolina comum deve durar ali mais do que no tanque do carro, chegando a cerca de 6 meses. Para isso é preciso que ela esteja protegida da ação da luz e do calor. Por isso os reservatórios de postos de combustíveis ficam enterrados sob o terreno.
Especialistas técnicos afirmam que se perdem algumas características do combustível, que podem acarretar em maior consumo e perda de potência. Fora isso, uma gasolina muito velha pode trazer problemas mais físicos, como atacar o filtro de combustível, que vai reter a sujeira guardada no tanque do carro.
O que acontece se a gasolina ficar muito tempo parada?
Quando a gasolina fica parada por muito tempo, ela pode se deteriorar e causar danos ao motor do carro. Isso acontece porque a gasolina é composta de diversos componentes que podem se separar quando não estão em uso.