Defeitos comuns As duas motocicletas ganharam fama por conta das famigeradas trincas no cabeçote, além do enforcamento e até o derretimento das válvulas. No caso da CB 300 e também da XRE 300, há uma deficiência na mistura de ar/combustível no processo de combustão na câmara do motor.
Apesar de ter recebido algumas melhorias importantes, a Honda CB 300R tinha uma grave falha no cabeçote do motor nos modelos entre 2010 e 2012. Esse problema causava vazamentos de óleo, trincos no cabeçote e até mesmo quebra de motor.
Não existe cb300r entre 2015 e 2020. A partir do ano de 2015 a Honda retirou do mercado a cb300r pois apresentava problema no motor. A Honda colocou de 2015 até 2022 a Honda cb250 Twister no local.
Até então aonde eu sabia essa moto era vendida com a historia de que não tincaria mais o cabeçote, pois era cronico ate os modelos 2012. A moto consta todas as revisões feitas na fabrica e mesmo assim veio ocasionar a trinca com 52.000km.
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
Uma característica marcante destes modelos é sua agilidade, principalmente nas mudanças de direção. Em função de sua maior potência e torque, a CB 300R larga na frente quando a luz verde do semáforo se acende. Porém, a Fazer se destaca pelo maior ângulo de esterço.
Desempenho: A CB300F possui um motor de 293,52 cc que produz 24,4 PS de potência a 7500 rpm e 25,6 Nm de torque a 5500 rpmJá a CB300R tem um motor de 286,01 cc que gera 31,13 PS de potência a 9000 rpm e 27,5 Nm de torque a 7500 rpmIsso significa que a CB300R tem mais potência e torque em comparação com a CB300F.
A adaptação do motor para a nova Honda XRE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.
O recomendado é que você inspecione visualmente a condição dos eletrodos e sua folga e respeite a quilometragem indicada pela montadora, de 5000 KM para motos carburadas e 10000KM para motos injetadas.
Aos dias 26 de outubro de 2022, foi autorizada ordem de serviço n 805033 para reparao de trinca no cabeçote, após avalição feita pela autorizada Cical Honda Go.
_O cabeçote com vela fina é uma parte essencial do motor, projetado para otimizar a queima do combustível. Feito de materiais resistentes, como alumínio, ele abriga as válvulas e a vela fina, proporcionando uma ignição eficiente da mistura ar-combustível.
De acordo com testes do Instituto Mauá de Tecnologia, o consumo da nova CB 300F Twister é de 25,58 km/litro (etanol) e de 39,75 km/litro (gasolina). O câmbio de seis marchas foi mantido, mas ganhou embreagem assistida e deslizante.