Qual o prazo para o cliente reclamar?

QUAL O PRAZO QUE O CONSUMIDOR TEM PARA RECLAMAR DO VÍCIO DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO? O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
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Qual o prazo que o consumidor tem para reclamar?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
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Quando caduca o direito de reclamar?

Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.079/1990

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
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Qual é o prazo limite para que o consumidor abra uma contestação?

Prazos para reclamar

De acordo com o artigo 26 a lei federal 8.078/90 que regulamenta o código do consumidor, o prazo para reclamação para vicios aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias tratando-se de produtos ou serviços não duráveis como alimentos, lavagem de automóveis, lavanderia, etc.
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
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Direito do Consumidor - Prazos para reclamação

O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
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O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão- de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Quanto tempo o cliente tem para contestar uma compra?

Qual o prazo para contestar uma compra? Compras nacionais: até 90 dias da data da compra/saque ou da não entrega do produto/serviço.
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Qual prazo para entrar com ação consumidor?

Prazo para ação do consumidor diante de vício oculto é de 30 dias — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
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Quais os prazos para reclamar seus direitos?

Sendo assim, os prazos legais para reclamar serão os mesmos, 30 dias para produtos não duráveis e 90 para duráveis.
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Quando prescreve direito do consumidor?

De acordo com o art. 27 do CDC, prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
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Qual o prazo para entrar com ação de reparação de danos?

- O prazo prescricional da pretensão de reparação de danos materiais e morais é de três anos, consoante o disposto no art. 206 , § 3º , V , do CC . Tendo sido ajuizada a ação depois de transcorridos mais de 03 anos do evento danoso, deve ser mantida a sentença que declarou a prescrição do direito autoral .
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Quais as alternativas do consumidor se reclamar dentro do prazo?

Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.
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Quando o consumidor tem direito à indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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Qual o prazo para o consumidor reclamar?

O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.
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Quanto tempo o consumidor tem para reclamar do produto?

QUAL O PRAZO QUE O CONSUMIDOR TEM PARA RECLAMAR DO VÍCIO DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO? O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
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Quanto tempo depois do ocorrido posso processar?

A gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal. Depois de dois anos da saída do funcionário, a justiça passa a entender que qualquer débito já prescreveu.
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Em quais casos posso contestar uma compra?

Em que situações é possível fazer uma contestação?
  • Não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura;
  • Não recebeu o produto/serviço;
  • Recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor;
  • Solicitou o cancelamento ou devolveu o produto, mas não recebeu o estorno;
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Qual o prazo para desacordo comercial?

Em geral, você deve estar ciente de que, caso o pedido seja negado, considerando um prazo médio de 60 dias, pode ocorrer a recobrança da transação. Nesta possibilidade, o estabelecimento terá que apresentar alguma documentação que justifique a recusa.
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O que acontece se o cliente contesta uma compra?

Quando um cliente contesta uma compra, o lojista precisa devolver o valor da transação, mesmo que não tenha cometido nenhum erro. Isso pode gerar prejuízos financeiros e prejudicar a reputação da sua empresa. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege os consumidores contra cobranças indevidas.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

10 direitos do consumidor que você precisa conhecer
  1. Direito à proteção da vida, saúde e segurança. ...
  2. Direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. ...
  3. Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  4. Direito de arrependimento.
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O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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O que diz os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor?

42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal. É direito do credor obter o pagamento da dívida após o vencimento sem a devida quitação, mas a recuperação do crédito deve ser realizada de maneira adequada e dentro de limites razoáveis.
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