PARA VENDER SUAS SEMENTES CONTACTE AS INDÚSTRIAS EM: https://www.ourucum.com.br/industrias. O Pesquisador Paulo R. N. Carvalho deu uma entrevista sobre urucum para influenciador digital Alexandre Correia Lima do Portal Revolução Prateada. Acesse a entrevista clicando aqui.
O lançamento de flores ocorre depois de 6 a 10 meses do plantio no local definitivo. A segunda floração se dará aproximadamente entre 12 e 15 meses depois do estabelecimento do cultivo.
Tudo deve ser programado para que o plantio aconteça no início da estação das águas. A correção do solo pode ser feita com 250 gramas de calcário dolomítico aplicadas com o adubo.
Em relação ao cultivo, o Urucum Colorau pode ser facilmente plantado a partir de suas sementes, que geralmente são semeadas diretamente no solo ou em recipientes. Recomenda-se que as sementes sejam plantadas a uma profundidade de aproximadamente 1 centímetro, em um solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
Os frutos são cápsulas arredondadas, revestida por espinhos moles, contendo muitas sementes duras e cobertas por arilo vermelho (corante). Locais de Ocorrência: Distribui-se naturalmente na floresta pluvial da região Amazônica até a Bahia, geralmente ao longo dos rios.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas.
Esse espaçamento representa cerca de 333 plantas por hectare com a possibilidade de uma produção de 1000kg a 2000kg de sementes por hectare após o quarto ano.
Existem 2 variedades do urucum, que se distingue pelas cápsulas de cor verde ou vermelha. O arilo ou polpa da semente fornece dois corantes naturais: a bixina que é vermelha, e a oerina que é amarela e solúvel na água.
A tecnologia envolve a imersão das sementes secas no óleo de soja por uma noite, fritura da mistura por 3 minutos, resfriamento e pilagem das sementes. A mistura, após a pilagem, é peneirada e o material retido na peneira retorna ao pilão para de novo reiniciar o processo de pilagem.