O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
O óvulo fertilizado (zigoto) começa a se desenvolver e forma uma esfera oca de células chamada de blastocisto. O blastocisto se implanta na parede do útero. A bolsa amniótica começa a se formar. A área que se tornará o cérebro e a medula espinhal (tubo neural) começa a se desenvolver.
Quais são os primeiros órgãos a serem formados na gestação?
Os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas também começam a se desenvolver. O comprimento do embrião chega a 4 cm. O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés.
Qual foi o primeiro sistema a se formar no embrião?
O primeiro estágio dela é a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central. Durante a neurulação, o embrião recebe o nome de nêurula. A organogênese termina até a oitava semana de gestação, por volta do 56º dia. Nesse período, o embrião mede cerca de 3 cm de comprimento.
De modo geral, as diferenças entre o feto masculino e o feminino variam de acordo com cada gestação. Em muitos casos, o bebê do sexo masculino apresenta maior peso e comprimento, porém isso não é uma regra. Além disso, não há interferência em formato da barriga ou “desejo” da grávida, por exemplo.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese. Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses.
O coração e os principais vasos sanguíneos, aliás, começam a se desenvolver por volta do 16º dia de gestação. Na sexta semana, já é possível visualizar o coração do bebê no ultrassom, com frequência em torno de 100bpm. Na décima semana de gravidez, o embrião é considerado um feto.
No início do período fetal, as conexões entre as células nervosas, chamadas de sinapses, já podem ser encontradas no córtex cerebral, a camada mais externa do cérebro.
Oinício da vida aqui não é logo que ocorre a concepção, mas, sim, quando o sistema nervoso do feto ganha caracte‑ rística mais complexas, deixando de ser primitivo. Dessa forma, o início da vida seria constatado por volta do terceiro e quarto mês do desenvolvimento do embrião8.
A partir da 4ª semana de gestação, o broto pulmonar é formado e vai desenvolvendo as vias aéreas, os vasos sanguíneos e outros componentes, culminando na formação dos alvéolos e a complexa estrutura do aparelho respiratório perto do momento do nascimento.
Porque o coração é o primeiro órgão a ser formado?
Para se ter ideia de sua importância, o coração é o primeiro órgão que irá se desenvolver durante a gestação. Isso porque o sistema cardiovascular é essencial para oferecer nutrientes e oxigênio para o embrião em desenvolvimento e para eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos.
Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (BPM). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês.
Quais são os primeiros ossos que se formam no feto?
Mais tarde, durante o terceiro mês de gestação, inicia-se o período fetal, no qual a formação do esqueleto marca o desenvolvimento do feto. As costelas, os dedos das mãos e dos pés e os órgãos internos se formam. Aqui, o bebê pode medir até 14 cm.
Nas primeiras 16 semanas, o feto desenvolve órgãos, ossos, e começa a se mover. O coração bate forte, e os traços faciais já se formam. Toda a grande jornada da gestação começa por volta da segunda semana após o início da menstruação.
No final do primeiro trimestre a placenta já está completamente formada e assume totalmente a função de fornecer nutrientes e oxigênio para o feto, além de filtrar substâncias prejudiciais, fornecendo, dessa forma, todos os elementos necessários para que ele se desenvolva de forma saudável até o nascimento.
Nesse período, compreendido entre a 1ª semana lunar e a 4ª, o zigoto é implantado no útero feminino, por um processo denominado nidação. Além disso, é nessa etapa que a placenta e o cordão umbilical começam a ser formados.
Quanto tempo leva para o pulmão amadurece do bebê?
O surfactante é produzido por células dos alvéolos pulmonares e reduz a tensão superficial. Ele é produzido à medida que os pulmões do feto amadurecem, freqüentemente em torno da 34a semana e quase sempre em torno da 37a semana de gestação.
Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.
Se a placenta se desenvolve no lado direito do útero, a teoria sugere que o bebê será um menino. Se ela se desenvolve no lado esquerdo, seria uma menina. Vale ressaltar que essa teoria não é baseada em características genéticas ou cromossômicas, mas sim na localização da placenta.
Muitas grávidas relatam enjoos e náuseas durante todo o primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Esses sintomas podem ser mais intensos no segundo e terceiro mês e ficam mais leves a partir do quarto e quinto mês.