Quanto tempo fazer compressa de gelo após cirurgia?
Coloque bolsas de gelo durante 20 a 30 minutos a cada 2 horas. Coloque uma toalha ou camiseta entre o gelo e a pele se estiver usando bolsas de gelo. A aplicação da bolsa é mais importante nas primeiras 48 horas, mas o uso após esse período pode encurtar o tempo de dor no pós-operatório e ajuda a controlar o edema.
Coloque uma bolsa de gelo sobre a região operada, intercalando períodos de dez minutos durante 24 horas. Cuidado para não queimar a pele, protegendo-a com uma toalha.
A compressa fria abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local. Isso diminui a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão, na busca de “consertar” o que foi lesado.
O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Aplique o gelo durante 15 minutos e faça pausas de 10 minutos, durante 3 dias. Coloque o gelo num saco plástico e envolva num pano/papel para não causar queimaduras.
Frequência de aplicação: A aplicação de gelo poderá ser repetida assim que a temperatura da pele retornar ao normal. Intervalos de uma a duas horas são geralmente recomendados. Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.
O uso do gelo está desaconselhado na maioria das contraturas musculares (rigidez comum na lombar ou no pescoço) e em lesões onde há um ferimento de pele grande, mas pode ser utilizado ao redor do ferimento para diminuir o inchaço, segundo a Dra.
Quantas vezes por dia posso fazer compressa com gelo?
Indicamos as compressas frias em traumas ortopédicos agudos, como entorses de joelho, contusões, fraturas, lesões musculares, dentre outras. Apesar de poder existir variações, indicamos a crioterapia por um período de 10 a 30 minutos, cerca de 4 a 6 vezes ao dia.
Assim, os pesquisadores defendem que o principal benefício do gelo é o alívio da dor e que ele deve ser aplicado imediatamente após uma lesão e apenas por um curto período de tempo. Ou seja, a recomendação seria não realizar a compressa por mais de 5 minutos e remove-la por, no mínimo, 20 minutos antes de reaplica-la.
A partir do terceiro dia de pós-operatório, o paciente deve estar com a dor bem controlada, porém usando ainda uma combinação de analgésicos. Estes analgésicos geralmente são necessários por 1 semana, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada.
Coloque bolsas de gelo durante 20 a 30 minutos a cada 2 horas. Coloque uma toalha ou camiseta entre o gelo e a pele se estiver usando bolsas de gelo. A aplicação da bolsa é mais importante nas primeiras 48 horas, mas o uso após esse período pode encurtar o tempo de dor no pós-operatório e ajuda a controlar o edema.
O que é bom para desinflamar a cirurgia por dentro?
Além dos remédios de farmácia, um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor e acelerar a recuperação no pós-operatório é fazer compressas geladas para aplicar na região ao redor da ferida cirúrgica, ou na região afetada, mantendo por cerca de 15 minutos e repetindo 3 a 4 vezes por dia.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
A terapia de compressão e gelo desempenha um papel valioso no pós-operatório de cirurgias ortopédicas. Sua aplicação regular e adequada ajuda a reduzir o inchaço, aliviar a dor, controlar a inflamação, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a reabilitação.
Em situações mais leves, a compressa gelada deve durar apenas 10 minutos. Repita o procedimento em média de três a quatro vezes ao dia. Os sintomas de inchaço ou edemas devem desaparecer em aproximadamente sete dias, caso o procedimento seja realizado respeitando o tempo e a quantidade diária de pressão indicados.
Qual o intervalo de uma compressa de gelo para outra?
O tempo de aplicação pode ser de até 30 minutos e as compressas podem ser repetidas várias vezes ao dia, respeitando-se um intervalo de 2 horas entre uma aplicação e outra.
A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura.
Parece contraintuitivo, pois o uso de gelo (crioterapia) causa uma diminuição na condução nervosa e vasoconstrição local (estreitamento dos vasos sanguíneos), o que alivia a dor no curto prazo e reduz a inflamação e o edema.
O uso indevido do gelo em dores musculares, por exemplo, pode piorar a contratura. Isso acontece porque a baixa temperatura faz os músculos se contraírem ainda mais, aumentando a dor.
O objectivo da aplicação do gelo (crioterapia) neste caso será reduzir a inflamação em lesões recentes com menos de 3 dias. Irá ajudar a reduzir o edema, o rubor (vermelho) e a dor. Deve ser aplicado com uma protecção ou toalha para prevenir a queimadura pelo frio, durante 15 a 20 minutos no máximo.
Além disso, também vale lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim. Por isso, não realize o procedimento várias vezes ao dia, prefira fazê-lo uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.