Qual o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu?
Qual o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu? Por conta do distanciamento que sua mãe, Dona Glória, faz de Ezequiel.
Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Qual o principal conflito vivido por Bentinho e Capitu?
Nos dois principais conflitos enfrentados por Bentinho, o primeiro de lidar com a promessa da mãe em torná-lo padre mesmo apaixonado por Capitu e o segundo de conviver sob suspeitas de adultério por parte de sua esposa com seu melhor amigo, há a busca por possíveis e necessário, entretanto, no primeiro, a personagem ...
Como termina o relacionamento de Bentinho e Capitu?
Quando Ezequiel entra em seu escritório, decide matar a criança, mas desiste no último momento. Diz ao garoto, então, que não é seu pai. Capitu escuta tudo e lamenta-se pelo ciúme de Bentinho, que, segundo ela, fora despertado pela casualidade da semelhança. Após inúmeras discussões, o casal decide separar-se.
Afinal, Capitu traiu ou não traiu? Pondé responde no Linhas Cruzadas
Porque Bentinho acha que Capitu o traiu?
Bentinho não tem provas suficientes para afirmar que Capitu o traiu. As coisas que diziam a respeito dela eram apenas suposições. O ciúme excessivo de Bentinho o fazia pensar desta forma. Criava situações para justificar o sentimento de posse que tinha em relação a Capitu.
Qual é o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu?
Qual o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu? Por conta do distanciamento que sua mãe, Dona Glória, faz de Ezequiel.
Qual a diferença de idade entre Capitu e Bentinho?
Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.
É uma obra que deixa o leitor em dúvida sobre a traição ou não de Capitu.?
O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, já recebeu diversos olhares e leituras diferentes, de matizes e intencionalidades as mais variadas. Dentre os estudos a ele dedicados, vicejam as discussões sobre se Capitu traiu ou não Bento Santiago.
O ciúme de Bentinho em relação a Capitu surge pela primeira vez aos quinze anos de idade, antes mesmo de a moça ter notícia da existência de Escobar, ou ele dela. Com toda a sua força e horripilância, o protagonista deseja enterrar as unhas na garganta de Capitu e observar o sangue refluir até a morte dela.
Os olhos de Capitu, confessa Bento, que “traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca” (ASSIS, 2008,p. 51).
A personagem de Capitu deu origem a diversos estudos psicológicos e literários. O ciumento Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, conjecturava o caráter dela. Em suas palavras: “criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado.
Folha de S. Paulo - Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O amante de Capitu - 04/08/99. Rio de Janeiro - Tornou-se um lugar-comum crítico: Machado de Assis jamais colocou em seus romances qualquer elemento autobiográfico.
Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua mulher e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário. Essa desconfiança acompanha Bentinho ao logo de todo o romance.
Qual o melhor amigo de Bentinho que foi testemunha de acusação para o adultério de Capitu?
Tudo ia bem para esses personagens, até que Bentinho, louco de ciúmes, começa a acreditar que Capitu estava cometendo adultério com seu amigo Escobar. Ele quase não se comunica com a própria esposa e somente os olhares e gestos da moça, não suas palavras, é que o fazem desconfiar da possível traição.
A mulher era vista como responsável por suas funções domésticas e maternas, e qualquer comportamento contrário gerava julgamentos sociais, o que em parte explica a aceitação quase unânime da traição de Capitu. Assim, até meados do século XX, as leituras de Dom Casmurro não questionavam uma possível inocência.
O narrador é o próprio Bentinho, já transmudado na velhice como o Dom Casmurro, alcunha que marcou uma personalidade amarga, triste, abatida, deprimida. Bentinho terminou a vida massacrado pelo fantasma da traição da esposa, cuja descoberta (imaginária) lhe tirou o contentamento de viver. É um drama de realismo ferino.
Dois argumentos para defender a tese de que Capitu traiu Bentinho, de que Ezequiel era filho de Escobar. O primeiro argumento é literário; o segundo, do próprio narrador.
A partir de então, a amizade de Escobar por Capitu passou a alimentar as dúvidas de Bentinho. Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela.
Qual foi o juramento que Bentinho e Capitu fizeram?
XLVIII (quarenta e oito) Juramento do poço Após fazerem as pazes, Capitu e Bentinho mudam os seus juramentos, prometendo então que um casaria com o outro.