Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
A faculdade de design abrange vários campos, incluindo design gráfico, design de produto, design de interação e design de serviço. Os estudantes podem aprender sobre o processo de design, a importância da comunicação eficaz e a criação de protótipos.
Ou seja, o design gráfico tem objetivo de transformar projetos em imagens e formas, criando composições que sejam atrativas para o público e cumpram o objetivo que levou ao desenvolvimento do trabalho.
O objetivo do design digital é criar soluções visuais, funcionais e interativas no meio digital. A área tem como foco não só os aspectos gráficos e visuais, como tipografia, cores e outros elementos de design, como também a experiência do usuário, interatividade, e no geral, a criação de interfaces digitais funcionais.
O conceito de design compreende a concretização de uma ideia em forma de projetos ou modelos, mediante a construção e configuração resultando em um produto industrial passível de produção em série (LÖBACH, 2001). A palavra design se origina do latim.
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
Qual é a importância do Design? Essa disciplina vai além do visual e, por dar utilidade, funcionalidade e qualidade aos produtos, vários setores dependem do Design para tomar decisões estratégicas.
As tendências de design estão se movendo em direção a cores mais ousadas e vibrantes, com o objetivo de chamar a atenção e criar uma forte presença visual. Isso pode ser visto em projetos de branding, publicidade e design de produto, entre outros.
O conceito, muitas vezes chamado de modelo conceitual, é parte importante de um projeto, uma vez que compõe a fase de planejamento de uma solução específica. Seu principal objetivo é mostrar o melhor caminho a seguir na hora de transformar ideias em elementos concretos.
O designer gráfico é quem cria toda a parte visual de um material de divulgação. Ele produz logotipo, imagens, textos, diagramações, animações e infográficos que busca transformar uma ideia em algo visual e chamativo. Essa profissão pode trabalhar tanto para produção de plataformas tradicionais quanto digitais.
Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil.
O dicionário define o design gráfico como a arte ou a habilidade de combinar textos e imagens para anúncios de publicidade, revistas ou livros, mas na realidade é muito mais que isso. É uma profissão que comunica mensagens a diferentes grupos sociais de maneira visual.
Os quatro princípios básicos do Design estão presentes em praticamente todas as (boas) peças publicitárias e demais (bons) materiais relacionados à Publicidade e ao Design. São eles: alinhamento, proximidade, contraste e repetição.
O Designer Gráfico vai ser responsável por desenhar e projetar, assim ele se utiliza de símbolos visuais com o objetivo de transmitir diferentes mensagens e experiências.
O design digital surge da necessidade de substituir as mídias analógicas pelas mídias digitais. O objetivo é facilitar a comunicação e promover a inovação e interação entre os usuários.
O design de produto é uma abordagem holística que foca na criação de conceito e no desenvolvimento de produtos e soluções. Esse processo engloba etapas que vão desde a identificação de necessidades dos usuários e do mercado, até a definição do problema e o desenvolvimento da solução que resolverá essas demandas.
Traduzindo ao pé da letra, a palavra design significa “projeto” ou “desenho”. Quando adicionamos a palavra “gráfico”, estamos falando dos elementos visuais. Logo, design gráfico é desenvolver um projeto para solucionar um problema por meio de elementos visuais.
Ao interagirem com a psicologia, os designers de interiores podem estimular as pessoas através do seu trabalho ao projetar lares felizes e escritórios harmônicos promovendo saúde e bem estar criando uma atmosfera ideal para cada tipo de ambiente e atividade exercida em qualquer tipo de espaço.
Design nos encoraja a explorar e experimentar, é um processo que faz parte da espécie humana. Trata-se de criar uma experiência positiva para os usuários em todos os pontos de contato e em todas as interações. O design influencia o que pensamos, o modo como nos sentimos e as decisões que tomamos.
O design thinking é uma abordagem baseada em três pilares fundamentais: empatia, colaboração e experimentação. A empatia nos permite entender os usuários e seus problemas de forma mais profunda, enquanto a colaboração nos ajuda a combinar diferentes perspectivas e habilidades para gerar ideias inovadoras.
A teoria do design inteligente (TDI) é definida como “uma teoria científica que defende que certas características do universo e dos seres vivos são mais bem explicadas por uma causa inteligente ao invés de processo não direcionado, como a seleção natural”1.
Ao dominar as principais habilidades do design gráfico, como criatividade, conhecimento técnico e habilidade de comunicação visual, e buscar constantemente o aperfeiçoamento através de estratégias como networking e projetos pessoais, você estará preparado para enfrentar os desafios e alcançar o sucesso como designer ...