O PlayStation 3 utiliza o processador Cell, composto de um "[Power Processing Element" (PPE) baseado em PowerPC de 3.2 GHz e seis Synergistic Processing Elements (SPEs) acessíveis.
O PlayStation 3 possui 256 MB de memória principal DRAM XDR e 256 MB de memória de vídeo GDDR3 para o RSX. Possui ainda Bluetooth 2.0, Gigabit Ethernet, USB 2.0 e HDMI 1.3a.
O PS5 foi lançado em 2020 com um processador AMD Zen 2 personalizado e GPU RDNA 2, ambos extremamente semelhantes às especificações de PC de ponta da época.
O sistema operacional nativo do PlayStation 3 é chamado CellOS, o qual acredita-se ser uma derivação do projeto FreeBSD. O software da API de computação gráfica 3D utilizada no PlayStation 3 é LibGCM e PSGL, baseado em OpenGL ES e CG da Nvidia.
O PlayStation 4 possui o processador ultrarrápido Jaguar AMD, memória interna de 500GB e memória RAM de 8GB que garantem a alta performance e os gráficos de última geração.
A GPU utiliza-se de 256 MB de RAM GDDR3 à velocidade de 550 MHz, taxa de transmissão efetiva de 1.4 GHz e até 224 MB da memória principal XDR de 3.2 GHz através da CPU (448 MB no máximo).
Testes comparativos feitos em diversos jogos mostram que o PS5 se equipara muito bem com o Ryzen 5 3600. Esse modelo específico já é difícil de encontrarmos no mercado, mas podemos usar aqui um que é equivalente, mas um pouco superior, o Ryzen 5 5500.
O tamanho máximo oficial do disco rígido interno que o PS3 suporta é 1TB. Existem algumas capacidades de disco rígido (entre 1TB e 2TB) onde o PS3 o formata corretamente, permite instalar jogos e poderia potencialmente funcionar bem por alguns meses, mas "quebra" as funções de manutenção do sistema de arquivos.
Algumas das características do PS4 Slim são: O processador principal é um chip personalizado que combina uma CPU x86-64 AMD “Jaguar” de 8 núcleos e uma GPU AMD Radeon de 1,84 TFLOPS. Isso significa que ele tem desempenho gráfico e pode rodar jogos com alta qualidade visual.
O PS5 Pro foi anunciado como o console mais poderoso da Sony, mas nem ele pode ser capaz de rodar GTA 6 em toda a sua capacidade, com resolução 4K e 60 FPS. Isso de acordo com a Digital Foundry, organização responsável por realizar análises técnicas de videogames e consoles.
Por exemplo, o lançamento o PS6 pode acontecer em 2027, se levarmos em conta os documentos da Sony vazados no ano passado, ou até mesmo além disso, talvez em 2028. Essa configuração mais potente deve se justificar pela ideia do modelo oferecer mais desempenho tanto em ray tracing quanto em path tracing.
512 KB de DRAM (chamada de “RAM de som”) são fornecidos como buffer de áudio. Esta memória é acessível a partir da CPU (somente através do DMA) e do controlador de CD.
De acordo com as informações da equipe, os testes foram realizados nas seguintes opções gráficas em modo dinâmico: 1.080p/30FPS no PS4; 1.260p/~40FPS no PS4 Pro e 2.160p/60FPS no PS5.
E pra aproveitar a máxima potência do PlayStation 4 Pro, sua TV também precisa ter uma tela com resolução 4K, viu? Além disso, é legal ela também ter alta taxa de frequência, de preferência algo entre 120 Hz a 240 Hz.