Cronologia Bíblica do A.T. ➢Divisão do reino: 931 a.C. ➢A queda de Samaria: 722 a.C. ➢A queda de Jerusalém: 586 a.C. –1 Reis, 2 Reis e 2 Crônicas, –Todo o conteúdo de Isaías, Jeremias, Lamentações, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias.
Cronologicamente temos a seguinte ordem: profetas do século 8º a.C.: Amós, Oseias, 1º Isaías (1-39), Miqueias; profetas do século 7º e início do 6º a.C.: Sofonias, Naum, Habacuc, Jeremias; profetas do cativeiro: Ezequiel, 2º Isaías (40-55); profetas do século 6º a.C.: 3º Isaías (56-66), Ageu, 1º Zacarias (1-8); ...
Certamente, ele não era um pastor, como o profeta Amós, e provavelmente também não era um sacerdote, como o profeta Ezequiel. Isaías foi um profeta de príncipes e um príncipe dos profetas. Seus escritos dão a impressão de que ele se movimentava com graça pela cultura de seus dias.
O PROFETA CHORÃO: POR QUE JEREMIAS FICOU CONHECIDO COMO O PROFETA CHORÃO NA BÍBLIA?
Como foi a morte de Jeremias o profeta?
Segundo o apócrifo Vida dos Profetas, escrito por um judeu da Palestina no séc. I DC Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito.
Quem foi o primeiro profeta na história da Bíblia?
No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.
Na Bíblia Hebraica, os profetas são a segunda parte da Escritura e compreendem: os profetas anteriores: Josué, Juízes, Samuel e Reis; os profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze Profetas (Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias).
Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Seu pai, Helcias, era sacerdote, provavelmente, da descendência de Abiatar, sacerdote de Davi. Mas o profeta não estava ligado às tradições sacerdotais de Jerusalém e provavelmente não exerceu o sacerdócio. Jeremias é um dos profetas mais conhecidos do clube dos profetas escritores.
Segundo Jeremias 25:1, Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, teria assumido o trono de seu pai após sua morte em 609 a.C e teria reinado por 11 anos, tendo findado seu reinado em 598 a.C. Fontes bíblicas e extra-bíblicas retratam os conflitos entre poderes rivais, ocorridos durante o reinado de Jeoaquim.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.
Quem foi o primeiro homem a pregar a palavra de Deus?
São Pedro viajou ao redor do mundo pregando a palavra de Deus. Em Antioquia e Roma, a cadeira em que ele se sentava enquanto fazia seus sermões tornou-se um símbolo importante no cristianismo.
Russell M. Nelson é o presidente e profeta atual da Igreja. Os membros acreditam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Restauração da Igreja originalmente estabelecida por Jesus Cristo durante sua vida mortal.
Quem foi o primeiro profeta a anunciar a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
O rei Jeoaquim, no entanto, mandou ao Egito um grupo de homens liderados por Elnatã, filho de Acbor, para prender Urias. Esse grupo prendeu o profeta e o trouxe de volta a Jerusalém, onde foi entregue ao rei, que o matou sem piedade, atravessando seu corpo com uma espada.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.