Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.
Vale ressaltar que a carta aos Efésios aconselha e orienta toda a comunidade cristã, formada por esposas, maridos, filhos, pais, servos, mestres e comunidades a cultivarem uma vida exemplar, de modo que testemunhem sua fé em todos os âmbitos: familiar, social e comunitário.
Seu principal propósito era ajudar esses conversos a crescerem no conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover união, principalmente entre os santos gentios e os judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9); e incentivar os santos a resistirem aos poderes do mal (ver Efésios 4: ...
A Epístola de Paulo aos Efésios trata de como devemos ser após a conversão ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, ela é, sobretudo, uma carta circular escrita para os crentes. Nela, o apóstolo, nos orienta como devemos viver em Igreja, em família e em sociedade.
A carta aos Efésios é de tipo universal. Foi escrita para toda a Igreja e não exatamente às comunidades de Éfeso. Ao longo do tempo recebeu esse nome de Carta aos Efésios e foi atribuída ao apóstolo Paulo. Ela tem certo parentesco com a carta aos Colossenses.
Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.
Acredita-se que Paulo foi prisioneiro em Roma, entre os anos 61 e 63 d.C., e pode ser que nessa ocasião tenha escrito a carta a seus seguidores e seguidoras da cidade de Éfeso, capital da província romana da Ásia Menor, para instruí-los no projeto (mistério) salvador de Deus e na vida comunitária em Jesus Cristo.
De acordo com a publicação, a carta aos Efésios teria sido escrita no fim do século I d.C e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (atualmente território da Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano.
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Efésios 2.8-10 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
As perguntas abordam tópicos como o que Paulo mais admirava nos irmãos de Éfeso, em qual viagem missionária Paulo passou por Éfeso, onde Paulo escreveu a carta, semelhanças com outras cartas e conceitos como salvação, muro da inimizade e cidadania no Reino.
Qual é o grande mistério de Deus citado em Efésios?
O grande mistério de Deus foi revelado ao apóstolo Paulo. E o mistério era que Deus, por meio de Cristo, havia feito com que todos os povos do mundo fossem unidos num só corpo. Assim, judeus e gentios podem agora serem chamados de irmãos em Cristo.
É vista como uma “carta circular” para ser lida em várias igrejas de Éfeso. A Carta foi dirigida a todos os “santos e fieis em Jesus Cristo” (Ef 1,1). O objetivo é confirmar a união dos cristãos em Cristo.
Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).
O livro de Efésios nos ajuda a entender a história de Deus, a revelação de Sua vontade e a relação entre nós e Ele. Por seu maravilhoso e grande amor divino nos deu, em Jesus Cristo, uma nova posição de membros da família divina, já ressuscitados e assentados nos lugares celestiais juntamente com Cristo.
Porém, manter-se firme e motivado num contexto de opressão não é tarefa fácil e a igreja acabou por perder o primeiro amor. Alguns cristãos de Éfeso perderam a vontade de orar, ler a Palavra, cultuar a Deus e manter-se firmes na fé.
O que Paulo disse sobre Deus e suas ações em Efésios?
Por essa razão eu oro a Deus, eu, Paulo, que estou preso por causa de Cristo Jesus para o bem de vocês, os não judeus. Com certeza vocês já sabem que Deus, por causa da sua graça, me deu esse trabalho para o bem de vocês. Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse.
Éfeso era uma cidade muito rica na época do apóstolo Paulo, era a maior cidade portuária da Ásia Menor. O Templo de Ártemis localizada em Éfeso, conhecida hoje como uma das sete maravilhas do mundo, já era na época uma grande fonte de renda. A cidade de Éfeso se tornou um centro da fé cristã.
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Certamente, Éfeso era famosa por seu Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Como o cristianismo interagiu com a cultura e religião locais? Podemos encontrar lições sobre como manter nossa fé em um mundo diversificado e muitas vezes desafiador.
Éfeso era um centro cultural e religioso, nesta cidade estava localizado o templo da deusa Diana, ou a “Diana dos efésios”, cultuada pelos gregos como “Ártemis” e Diana pelos romanos. Inclusive o templo dedicado a esta divindade era tido como uma das maravilhas do mundo antigo.