O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
O Evangelho de Marcos narra o ministério de Jesus, desde Seu batismo por João Batista até Sua Ascensão. A obra concentra-se particularmente na última semana de Sua vida (capítulos 11-16, a viagem até Jerusalém). Sua narrativa rápida retrata Jesus como um homem de ação heróica.
Marcos foi escrito por uma comunidade com forte presença de galileus, gregos, romanos e outros estrangeiros. Antigamente se falava que ele foi escrito em Roma, mas hoje cremos que ele foi escrito no norte da Galileia. Atribui-se a autoria deste evangelho a João Marcos (At 12) que foi amigo de Barnabé, Paulo e Pedro.
Quais são as características do Evangelho de Marcos?
Evangelho segundo Marcos
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Qual o propósito do evangelho de Marcos? - Hélder Cardin
Qual o ponto central do Evangelho de Marcos?
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato rápido que muitas vezes centraliza-se nos feitos poderosos do Salvador. O primeiro deles é a Expiação, que Marcos enfatiza como a missão central de Jesus como o Messias há muito prometido.
Qual a diferença do Evangelho de Marcos para os outros?
O Evangelho de São Marcos é conhecido como o “evangelho querigmático”, pois retrata como nenhum outro o primeiro anúncio (querigma). Esse anúncio é capaz de nos impactar, renovar. Além disso, se manifesta em Jesus o temor diante da santidade de Deus (nas expulsões de demônios, na autoridade perante o sepulcro vazio).
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
O contexto histórico, no qual Marcos escreve o seu evangelho, pode ser situado entre os anos 60 e 70 E.C. Nesse período, a primeira geração de cristãos, as testemunhas oculares, aquelas que conviveram com Jesus, dentre elas, os apóstolos, já tinham morrido.
Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Por muitas e muitas vezes, a divindade de Jesus é enfatizada, quer explícita quer implicitamente.
São Marcos: descreveu e transmitiu as principais pregações de São Pedro sobre Jesus. O que se sabe com precisão é que São Marcos era primo de Barnabé, figura importante na difusão do cristianismo. Marcos foi grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária, além de permanecer ao seu lado hora de sua morte ...
No Evangelho, Marcos anuncia as boas novas sobre Jesus, enfatizando a sua atuação em toda a Terra. Cristo visita diversos lugares, sempre anunciando a vinda do reino de Deus, catequizando multidões, realizando milagres e curando os enfermos.
O Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito dentre os evangelhos. Ele inaugura o gênero literário conhecido como “evangelho”, isto é, uma boa notícia trazida por Jesus. Por sete vezes o evangelista repete a palavra “evangelho” (Mc 1,1.14.15; 8,35; 10,29; 13,10; 14,9), além do epílogo em 16,15.
O leão foi associado a São Marcos porque seu evangelho principia mencionando João Batista, missionário que prepara o caminho e anuncia a vinda de Jesus, e sua voz é a que clama no deserto (Vox clamantis in deserto).
Ele não foi discípulo do Senhor, não obstante alguns estudiosos o identifiquem com o rapaz, filho da viúva Maria, que, coberto com um lençol, seguiu a Jesus, depois da sua prisão no Horto das Oliveiras. Porém, colaborou com o apóstolo Paulo, que conheceu em Jerusalém, com o qual foi a Chipre e, depois, a Roma.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Principalmente os livros de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como sinóticos, pois utilizam grande quantidade de histórias em comum, a mesma sequência para contá-las, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e até as mesmas palavras.
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Diferentemente de Mateus ou João, Marcos não era um apóstolo de Jesus Cristo, mas se converteu posteriormente. Marcos pode ter escrito seu evangelho sob a direção do apóstolo Pedro. Em seu evangelho, Marcos escreveu aos gentios e deu mais ênfase ao que o Salvador fez do que ao que Ele disse.
Os coptas ainda defendem que Marcos era um dos servos nas Bodas de Caná, o que despejou a água que Jesus transformou em vinho (João 2:1–11). Ainda de acordo com a Igreja Copta, São Marcos nasceu em Cirene na Pentápole, na antiga Líbia.
Há diversas propostas de estrutura para o Evangelho de Marcos. Para uma visão de conjunto, optamos pela divisão em três partes, seguindo o ministério de Jesus na Galileia e nos seus arredores, depois a caminhada para Jerusalém e, por fim, os últimos acontecimentos em Jerusalém.