Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.
Radical - é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever. Part- é o radical do verbo partir.
O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Vamos tomar como exemplo alguns verbos e seus radicais. A vogal temática, por sua vez, é o elemento que permite a ligação entre o radical e as desinências.
VERBO E SUA ESTRUTURA | Resumo de Português para o Enem
O que é radical exemplo?
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
Na conjugação de verbos irregulares, o radical, muitas vezes, sofre alterações. No verbo amar, por exemplo, o radical é am-; no verbo estudar, o radical é estud-, no verbo fazer, o radical é faz-, no verbo ser, que é um verbo anômalo (com muitas irregularidades), o radical ora é s-, ora é f-, ora é er-.
Professor Pasquale explica que, na verdade, a palavra 'sorrir' é derivada de 'rir' pelo acréscimo de um prefixo. Embora os dois termos sejam utilizados sem distinção nos dias de hoje, 'sorriso' significa, originalmente, um riso mais contido.
Na língua portuguesa, existem dois verbos anômalos: “ir” e “ser”. Assim, o verbo “ir” pode manter seu radical “i-” em “Eu irei”, mas apresentar irregularidade em “Eu vou”. Já o verbo “ser” pode manter seu radical “s-” em “Ele será”, mas apresentar irregularidade em “Ele é”, por exemplo.
Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.
Vós bebeis. Eles, elas bebem. Esse também é um verbo regular, já que seu radical não sofre modificação: bebo, bebes, bebe, bebemos, bebeis, bebem. Além do mais, sua conjugação apresenta a mesma desinência do verbo paradigma, terminado em -ER, como o verbo VENDER: vendo, vendes, vende, vendemos, vendeis, vendem.
A palavra amor apresenta o radical “am-” e, como verbo infinitivo, é reconhecida como amar. Para encontrar a vogal temática, retiramos o -r de amar e encontra-se que o tema é: ama = radical “am” + vogal temática “a”.