Dados disponíveis indicam que o uso de Clomid pode aumentar o risco de câncer de ovário, especialmente em mulheres nuligestas (que nunca engravidaram). A paciente deve ser orientada a informar ao seu médico da existência de qualquer câncer hormônio-dependente.
Existe um aumento de probabilidade de gravidez ectópica (incluindo tubária e ovariana) em mulheres que engravidaram durante a terapia com o CLOMID. Os sintomas visuais geralmente descritos como visão borrada ou pontos ou flashes (escotomas visuais) aumentam em incidência com o aumento da dose total.
Sinais e sintomas de superdose podem ser náuseas e vômitos, “flushes” vasomotores, turvação da visão, escotomas cintilantes, aumento do ovário com dor pélvica ou abdominal. Intensa hiperestimulação do ovário pode ser acompanhada por ganho de peso e ascite.
Quais os sintomas de que o Clomid está fazendo efeito?
Se você já ovula, o Indux/Clomid não terá qualquer efeito. O principal sinal de ovulação são ciclos menstruais regulares. Para saber se a medicação foi efetiva, o controle ultrassonográfico e a dosagem da progesterona são importantes.
Quanto tempo dura o efeito do Clomid no organismo?
Por quanto tempo o Clomid fica no organismo? O citrato de clomifeno (CLOMID) tem meia-vida de 5 a 7 dias, ou seja, é este o tempo que ele poderia ainda ter ação.
Quantos dias depois de tomar Clomid tem que ter relação?
O correto é ter relações sexuais no período de 5 a 20 dias após o término do uso da medicação. Relações em dias alternados (dia sim e dia não) ajudará a concepção acontecer.
Qual a chance de engravidar tomando Clomid no primeiro ciclo?
Algumas mulheres podem ovular logo após o primeiro ciclo de tratamento com Clomid e engravidar nesse mesmo ciclo. No entanto, outras podem precisar de vários ciclos de tratamento antes de ovular com sucesso e conceber.
O papel do Clomid® é enganar o cérebro. O aumento de FSH e LH estimulam os folículos ovarianos e favorecem a ocorrência da ovulação. Com isso consegue-se que o ciclo menstrual “normalize” e que a mulher ovule, mesmo que seja só naquele mês.
O uso de indutor de ovulação pode causar dores, mas essas são como cólicas mais fortes no baixo ventre onde ficam os ovários e são muito comuns. Já a dor da hiperestimulação é muito mais intensa e pode até mesmo causar febre, inchaço abdominal anormal, irritabilidade e dores na relação sexual.
O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.
Isso pode ocorrer porque a ovulação pode ocorrer em um momento diferente do ciclo menstrual normal ou porque o ciclo pode ser prolongado devido ao efeito do medicamento.
Como saber se está fazendo efeito ou não? O ideal quando se faz uso de Clomid é realizar acompanhamento com ultrassonografia para visualizar quantos folículos ("óvulos") serâo produzidos e para avaliar a eficácia do tratamento.
O tratamento com Clomid® deve ser realizado em três ciclos, que podem ser contínuos ou alternados, a critério médico. A dose recomendada para o primeiro ciclo de tratamento é de 1 comprimido de 50 mg por dia, durante cinco dias. Se ocorrer ovulação, não é necessário aumentar a dose nos dois ciclos seguintes.
Portanto, o momento mais adequado para fazer o exame de gravidez após tomar Clomid pode variar dependendo do seu ciclo menstrual e do seu padrão de ovulação. Se você souber quando ocorreu a ovulação, pode fazer o exame de gravidez aproximadamente duas semanas após esse período.
Quais os dias de ter relações quando se toma Clomid?
Você pode ter relação em qualquer dia , do ciclo, que não há nenhum problema. Mas deve lembrar, que o importante é ter relação sexual principalmente ou também nos dias da ovulação, isto é, no décimo quarto e décimo quinto dias do ciclo menstrual, pois as chances de engravidar, serão bem maiores nestes dias .
O que acontece se tomar Clomid sem estar menstruada?
Se você não está menstruando e precisa iniciar o tratamento com Clomid, é importante consultar um médico especializado em fertilidade. Eles podem avaliar a situação e, se necessário, prescrever um tratamento para induzir a menstruação antes de iniciar o Clomid.
A taxa de gravidez de gêmeos com o uso de Clomid varia, mas é geralmente citada em torno de 5% a 10%, comparada a uma taxa de cerca de 1% a 2% na população geral.
Como saber se estou ovulando depois de tomar Clomid?
Inicia-se o Clomid no terceiro dia da menstruação , até o sétimo dia com duas tomadas diárias! Pode -se monitorizar a ovulação com USG transvaginal seriadas, para orientar o coito! Geralmente após sete dias do último comprimido ocorre a ovulação .
Quanto tempo depois de tomar o Clomid pode fazer o teste de gravidez?
Para quem pretende usar o indutor, use também os testes de ovulação, pois, como os hormônios são bastante invasivos, não custa nada dar uma força para pegar o positivo para ovulação e otimizar o uso da medicação. Recomenda-se começar a usar o teste de ovulação com 5 a 7 dias após terminar o ciclo com clomifeno.
A grande maioria dos pacientes já ira responder o uso do clomifeno nos primeiros 3 meses de uso e temos reports relatando não apenas aumento nas concentrações seminais mas também na motilidade total. Outros serão respondedores tardios, e elevarão os níveis de testosterona com 6 a 15 meses de uso.