A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado. Este gesto simbólico, seguido pela imposição das mãos do celebrante, marca a libertação de todo o pecado e o recebimento do Espírito Santo.
Nós podemos definir o batismo como um ato litúrgico de inserção numa comunidade. Para o povo judeu a circuncisão era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica. Da mesma forma, o batismo com água é o meio de inserção do cristão no corpo de Cristo, a Igreja. É ele que inicia o novo membro no corpo de Cristo.
Para o batismo, a água sugere naturalmente uma rica simbologia. Três são as principais: a água como símbolo de vida, de morte e de purificação. Em coerência com a universalidade do elemento água, esta simbologia também será universal.
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.
O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência.
Além do valor utilitarista e de sobrevivência da vida humana sobre a terra, a água apresenta um valor simbólico-religioso em todas as culturas, desde as mais antigas até as modernas, significando vida, purificação, inclusive no sentido moral.
O sinal da cruz comumente é feito no início e fim de celebrações religiosas e orações. No contexto do batizado ganha ainda mais um papel. Ele é a confirmação do início da vida cristã, um sinal de fé, bem como, um escudo protetor.
A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.
Qual o verdadeiro significado do batismo nas águas?
O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
Gálatas 3:27. Passagem: “Pois todos vocês que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo.” Frase Inspiradora: “Revestido(a) de amor e fé, [nome do(a) batizando(a)] dá os primeiros passos em sua caminhada com Cristo.”
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
O batismo nas águas foi algo instituído pelo próprio Senhor Jesus (Marcos 16.15-16). Além disso, os discípulos do Deus-Filho também batizavam as pessoas nas águas (João 3:22). Quem deseja receber o Espírito Santo e ser salvo em Cristo, precisa se batizar nas águas.
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
A água limpava o corpo e com ele o espírito de todas as impurezas, lavando o pecado. Com o passar do tempo, essas práticas que contemplavam a água como instrumento de purificação espalharam-se cada vez mais, assumindo diferentes formas entre as diversas comunidades.
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.
A água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, xamanismo e Wicca. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.No Cristianismo a água é usada para batismos. Símbolo alquimístico da Água.
A cerimônia do batizado católico envolve o uso de água e óleo sobre o iniciado. A madrinha escolhida leva a criança à pia batismal, para que o padre derrame água sagrada na cabeça do bebê com uma jarra.
Ritos Iniciais: A cerimónia começa com ritos iniciais, incluindo uma saudação, uma leitura das Escrituras e uma homilia para refletir sobre o significado do batismo. Renúncia e Profissão de Fé: Os pais e padrinhos são convidados a renunciar ao pecado e a professar a fé católica em nome da criança que será batizada.
O que significa a veste branca no batismo católico?
No contexto do batizado, essa cor desempenha um papel simbólico essencial: Pureza e Novos Começos: A roupa branca simboliza a pureza da alma e a inocência do bebê que está sendo batizado. Representa um novo começo espiritual e uma vida livre de pecado.
Qual é o símbolo dos cristãos está associado ao batismo?
A água, como instrumento purificador do batizando, de lavar do corpo e da alma todo o sinal de pecado. A água é universalmente reconhecida como o símbolo da vida por excelência.