Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) é calculado pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido de uma empresa. Ou seja, ele serve para medir o retorno total em lucro líquido gerado em relação ao patrimônio líquido (diferença entre ativo e passivo).
Originado da sigla em inglês Return On Equity, essa é uma medida que revela a capacidade de uma empresa gerar lucro a partir do dinheiro que os acionistas investiram nela. Em termos mais técnicos, o ROE é a relação entre o lucro líquido e seu patrimônio líquido.
Como calcular o ROE? O cálculo do ROE é feito de maneira muito simples, utilizando apenas duas variáveis: lucro líquido acumulado nos últimos 12 meses e valor do patrimônio líquido da empresa.
Ele é a diferença entre a receita total e o custo total da companhia, isto é, entre os valores do ativo e do passivo na contabilidade. Nesse caso, vamos imaginar que o patrimônio líquido do ano é de R$500 mil. Veja na fórmula: ROE = (200.000 / 500.000) x 100.
Qual a diferença entre ROE e ROI? Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.
ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment. Em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento. Trata-se de um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em sua empresa.
No exemplo, o ROI foi de 150%, ou seja, seria ótimo para a empresa. Só que você precisa ter algo em mente: um retorno de 20% ou 30% no marketing digital não é considerado ruim. De acordo com um estudo, o Instagram é a plataforma que oferece o melhor retorno, com média de 26%!
Assim, mesmo que o ROE seja alto, o ROA pode continuar baixo, pois as dívidas impedem resultados significativos. Quanto maior for o ROA, mais eficiente será o negócio, pois ele proporciona retorno sobre ativos. O ROE alto também indica que a organização tem um bom retorno sobre o capital próprio da empresa.
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%). A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.
Para ficar mais claro: para saber o lucro líquido necessário para calcular o ROE você deve considerar o período escolhido pela empresa para sua prestação de contas, tendo como base o intervalo de pagamento dos dividendos a investidores com ações preferenciais e ordinárias.
Quem investe buscando montar uma carteira que pague dividendos precisa saber o que é Dividend Yield (DY), como é feito o cálculo, e como compará-lo entre empresas. Dividend Yield é um índice que mostra o dividendo (o lucro distribuído pela empresa aos acionistas) pago por ação em relação ao preço pago por aquele papel.
Equity pode ser traduzido como patrimônio líquido, quando relacionado ao balanço de uma empresa. Tanto utilizado na contabilidade quanto nos investimentos, o equity é muito importante para a análise de uma empresa ou ativo.
Caso o ROE seja negativo, indica que a companhia é consumidora de caixa. Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
O Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário atingiu 14,06% em 12 meses até dezembro do ano passado, ante taxa de 13,60% de seis meses antes.
O ROE, como você viu, é a sigla para return on equity. Ele mede a capacidade de geração de lucros da empresa a partir do seu capital, sendo calculado dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido da companhia.
O que é ROE? ROE (sigla para Return on Equity) é um indicador financeiro capaz de medir a capacidade de uma empresa de gerar valor através dos recursos que ela possui inicialmente. Ou seja: mostra quanto é gerado de lucro em relação ao capital investido.
Em alguns setores, um P/L abaixo de 10 pode ser considerado baixo, enquanto em outros setores um P/L acima de 20 pode ser considerado normal. É importante analisar o P/L em conjunto com outros indicadores e fatores antes de tomar decisões de investimento.
Resumidamente, ROA considera o retorno sobre os ativos totais da companhia enquanto o ROE considera o retorno sobre o capital próprio da empresa. Ambos indicadores podem demonstrar para investidores o quão lucrativa uma organização é, bem como a sua capacidade de gerar valor.
No ROE, o patrimônio líquido utilizado é o valor do final do período em análise. Já no ROAE, o patrimônio líquido médio é a média dos valores do início e do final do período.
O ROIC mensura o retorno do capital total investido na empresa, incluindo os aportes próprios e de terceiros. Enquanto isso, o ROE (Return On Equity) avalia apenas o retorno sobre o patrimônio líquido, realizado pelos acionistas.
Existe é um consenso no seguinte sentido: se o produto avaliado possui uma baixa margem de lucro, será preciso um ROI que oscila entre 10 e 15 para obter lucros efetivos. Já se a margem for alta, um ROI de 5 já pode ser satisfatório.
Por exemplo, se você investiu R$ 1 mil em uma campanha de marketing que resultou em R$ 4 mil em receita, aplique a fórmula: (4.000 – 1.000) / 1.000 = 3. O resultado é um ROI de 3, o que significa que para cada real investido, você obteve R$ 3 de retorno.