Em primeiro lugar, entre os significados poderosos das cores, a cor azul possui efeitos calmantes, assim sendo recomendada para atrair proteção, confiança, calma e tranquilidade. Além disso, esta cor está relacionada aos finais de ciclos, colaborando para a redução do estresse e ansiedade.
Temos, assim, que o branco é a cor da representação da divindade, enquanto o Inferno surge associado ao escuro e negro, que se contrapõe à claridade de cristal que emana das árvores brancas.
Azul: Simboliza a presença de Deus, o céu e a divindade. Por exemplo, o azul é mencionado nas descrições do tabernáculo e das vestes sacerdotais no Antigo Testamento.
O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas.
Jesus foi retratado como um homem de cor – algo entre pardo e negro – e seus discípulos também. Cleveland, que se tornaria teóloga e psicóloga social, percebeu que sempre imaginou um Jesus de aparência nórdica, que se parecia com Thor. Agora, ela percebia que ele se parecia mais com ela, uma mulher negra.
Verde: simboliza a fé, imortalidade e contemplação; primavera; o triunfo da vida sobre a morte; Verde claro: a cor do Batismo; Violeta: amor, verdade, paixão e sofrimento; Púrpura: realeza; Deus Pai; símbolo de sofrimento e persistência.
De modo geral, a cor azul costuma estar ligada a elementos da natureza como a água e o ar, estabelecendo associações positivas à paz e tranquilidade. Além disso, ela inspira sentimentos de amizade, lealdade, segurança e confiança.
O Azul: Sensação de calma, serenidade e tranquilidade. Esta cor produz poucos estímulos, o que significa que tem o poder de aumentar a produtividade, sendo comum utilizá-la em ambientes corporativos pois ela representa profissionalismo, estabilidade e segurança.
Segundo a psicologia das cores, o azul transmite sensações de segurança e confiança. Além disso, a cor azul pode causar a impressão de espaço aberto e transmitir a ideia de passividade.
Deus havia ordenado aos israelitas colocarem um cordão azul nas bordas de suas vestes, “para que vos lembreis de todos os mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus”.
Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade. Índigo: simboliza a intuição, a espiritualidade e a sabedoria interior. É utilizado para estimular a intuição e a percepção espiritual.
Hoje lembramos a iluminação do monumento ao Cristo Redentor com a cor azul do mar, que transformou o símbolo do Brasil em um convite à sensibilização sobre a importância dos oceanos e tudo que eles representam.
Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.
O manto vermelho lembra o sangue que Jesus derramou na Cruz e também o fogo do Espírito Santo. Já a túnica branca simboliza a pureza, santidade e divindade de Nosso Senhor.
Na Bíblia, a cor azul é frequentemente associada à divindade, ao céu e à presença de Deus. Ela simboliza a pureza, a verdade, a fidelidade e a proteção divina. O azul também pode representar a lei de Deus e a obediência aos seus mandamentos.
“O Jesus histórico tinha olhos marrom e pele como a de judeus do primeiro século da Galileia, uma região bíblica de Israel”, diz Anna Swartwood House, professora assistente de história da arte na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Jesus era originalmente negro, nascido na África. Ele e sua família se escondiam entre os negros para serem confundidos com eles. “Jesus, homem com pés da cor de bronze queimado, com pele da cor de jaspe e sardônio e com cabelos feito lã de cordeiro”.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
A cor azul é muitas vezes relacionada a significados como paz, tranquilidade e serenidade. Algumas pessoas acreditam que usar roupas dessa cor no último dia do ano pode atrair energias positivas para o ano que se inicia. Além disso, o azul também é associado ao elemento água, simbolizando purificação e renovação.