Nos Estados Unidos, alguns colégios promovem o “Dia do Cabelo Maluco” — uma comemoração em que os alunos podem ostentar penteados e cortes diferentões.
Durante o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e do Halloween, diversas escolas ao redor do país entraram na brincadeira, que consiste em criar penteados inusitados nos alunos.
A tendência do "Cabelo Maluco" teve suas raízes nas redes sociais, particularmente no TikTok e Instagram. Influenciadores e pais começaram a compartilhar vídeos e fotos de seus filhos com penteados coloridos e divertidos, utilizando hashtags como #CabeloMaluco e #CrazyHairDay.
O Dia do Cabelo Maluco é a versão brasileira do Crazy Hair Day, tradicional evento das escolas e creches nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, começou a viralizar aos poucos nas redes sociais, principalmente no Tiktok. Nos vídeos, postados por familiares, mostram as crianças com os cabelos mais criativos e inusitados.
Conheça o projeto escolar "Cabelo maluco" e veja como ele inspirou e engajou alunos da comunidade de uma forma nova e criativa. Como homenagem ao mês das crianças, algumas escolas municipais de ensino entraram na onda criativa que teve início na internet e viralizou na rede, com a brincadeira do “Cabelo Maluco”.
Dia do Cabelo Maluco: penteados criativos nas escolas do Rio #g1
Qual o fundamento do Cabelo Maluco?
Ideia consiste em criar penteados inusitados e foi colocada em prática com a ajuda dos pais. Na véspera do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Rio aproveitaram para desenvolver a criatividade e brincar de cabelo maluco.
A Dayane Lobato entrou na brincadeira com os filhos Adrian Gerard e Ayla, numa escola da Zona Sul da capital. O Adrian tem autismo e o hiperfoco dele e o tema de planetas , que também virou o tema do "cabelo maluco".
Nos Estados Unidos, alguns colégios promovem o “Dia do Cabelo Maluco” — uma comemoração em que os alunos podem ostentar penteados e cortes diferentões. O Crazy Hair Day já rendeu muitos looks que chamaram atenção na internet, mas, sem dúvida, o visual exibido pela irmã mais nova da jovem @aireuhl_ é pra lá de único.
Dentro da programação da SEMANA DA CRIANÇA aconteceu o "Dia do Cabelo Maluco" tendo por objetivo incentivar as crianças a usarem a criatividade. As crianças foram encorajadas a irem para a escola com o penteado mais criativo possível.
A ideia de usarmos o macarrão instantâneo surgiu da alergia que ela tem a tintas. Procuramos algo diferente e que ficasse bem maluco. Ela quase não dormiu querendo fazer logo o penteado”, disse Igor Dutra, pai da Fátima, de três anos.
Donuts, pipoca, macarrão instantâneo, aranha, barbie, docinho de festa. Esses adereços criativos e inusitados fizeram parte do penteado dos alunos das escolas municipais de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (11), no Dia do Cabelo Maluco.
Dia 6 de março celebra-se o Dia Mundial do Cabelo, um dia para refletir sobre a importância de cuidar da saúde do nosso cabelo. Embora não se saiba ao certo porque é que este é o dia escolhido no calendário, é certamente a oportunidade perfeita para dar ao seu cabelo alguns mimos extra.
O Dia do Cabelo Maluco, é uma expressão, onde as crianças são encorajadas a ir para a escola com o penteado mais escandaloso que puderem imaginar. Eles podem colorir, enrolar, pentear para trás ou até mesmo usar uma peruca!
Qual a importância de trabalhar o Cabelo Maluco na educação infantil?
O objetivo pedagógico do "Dia do Cabelo Maluco" é para que além de demonstrar a criatividade, nossos alunos percebam que podemos ser diferentes uns dos outros e a respeitar tais diferenças.
Como trabalhar os tipos de cabelo na educação infantil?
Pode ser penteando os cabelos, organizando os materiais e espaço, registrando ou utilizando outros materiais disponíveis. Valorize as diferentes ações das crianças, observando, apoiando e respeitando aquelas que não desejam se envolver na brincadeira com os cabelos.
A estudante de Direito, Ana Carolina Calzi, foi a responsável por criar uma aranha no cabelo da filha Laura, de 4 anos. Para isso, ela recorreu à tutoriais e, em 30 minutos, conseguiu finalizar o penteado. "A escolha do penteado foi feita pela Laura.
O dia foi foi organizado por diversas escolas com o objetivo de promover um dia leve, divertido e também encorajar a autoexpressão dos estudantes através de um penteado.
Já ouviu falar do Crazy Hair Day ou o Dia do Cabelo Maluco? Adotado nos Estados Unidos por escolas e instituições, o Dia do Cabelo Maluco é um dia de grande celebração por pura diversão, onde todas as crianças adotam penteados pra lá de divertidos para irem à escola, com muito gel, cores, tintas e enfeites.
Qual o significado do Dia do Cabelo Maluco na escola?
O Dia do Cabelo Maluco, que antecede o Dia das Crianças, tem como prática a criação de penteados diferentes. Para isso, as escolas esperam que juntos mães, pais e filhos elaborem algo surpreendente, inusitado e divertido.
Hoje os alunos da aula de Inglês, com a Teacher Fabiana foram desafios a criar um penteado completamente fora do normal,foi o Dia do Cabelo Maluco “Crazy Hair Day” Um dia de penteado diferente para ir à escola. A Tradição surgiu nas escolas norte- americanas e desfia filhos e pais a criar penteados inusitados.
Com cabelo maluco nos divertimos com a brincadeira Elefante Colorido, Show de caretas, mímicas, desafios e dança. "Ser criança é ser feliz... brincar até cansar e ainda pedir bis!" Coisas lindas essas carinhas.
O "Dia do Cabelo Maluco" busca promover a liberdade de expressão, a criatividade e a diversidade no Estado do Rio de Janeiro, incentivando as pessoas a se expressarem de maneira única por meio de seus cabelos.
A trend do momento é com os pequenos. Crianças com cabelos diferentões estão tomando as redes nesta véspera de Dia das Crianças, 11 de outubro. Tudo isso porque o Dia do Cabelo Maluco, que acontece próximo a data voltada para a garotada, chegou.
Afro bantu: também chamados de bantu knots, são pequenos coques feitos na extensão do cabelo e presos ao longo da cabeça; Box braids: consistem em dividir o cabelo em quadrados e trançá-los até as pontas, utilizando fios naturais e fibras sintéticas.