Corpus Christi, uma expressão em latim que significa "Corpo de Cristo", refere-se à celebração da presença real de Jesus na Eucaristia. Segundo a tradição católica, a Eucaristia não é apenas uma representação simbólica, mas a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as espécies do pão e do vinho.
Qual é o verdadeiro significado de Corpus Christi?
O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
O feriado é uma data móvel celebrada pela Igreja Católica e considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. Para os católicos, o Domingo de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa.
Entenda significado da data. Os católicos comemoram nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que faz referência a um milagre ocorrido em 1264 na Itália.
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes.
"O termo Corpus Christi, em latim, significa 'Corpo de Cristo'. A celebração está ligada à última Ceia que Jesus que celebrou com os apóstolos, na qual abençoou o pão e o vinho e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo e meu sangue' (Mt 26,26-27.)", explicou a coordenadora.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
Qual o livro da Bíblia que fala sobre Corpus Christi?
Evangelho (Jo 6,51-58) O evangelho de Corpus Christi é o final do “sermão do Pão da Vida” segundo o Evangelho de João. Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicou o sentido do “sinal” que acabou de fazer: ele mesmo é “o pão que desce do céu” como presente de Deus à humanidade (Jo 6,26-50).
A Última Ceia foi relatada pelos quatro evangelhos canônicos em Mateus 26:17–30, Marcos 14:12–26, Lucas 22:7–39 e João 13:1 até João 17:26. Além disso, ela aparece também em I Coríntios 11:23–26.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?
“É por isso a tradição que remonta a história da Igreja de se organizar em tapetes para que a pessoa de Jesus, expressa na hóstia consagrada, passe da melhor forma possível através desses tapetes”, disse. “Esses tapetes organizados são, na verdade, de expressões de fé, de carinho e de devoção do povo de Deus.
“Que neste Corpus Christi possamos experimentar a profunda conexão com Cristo na Eucaristia. Que sua presença nos encha de alegria e esperança em todos os momentos.”
Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração. De acordo com o site miracolieucaristici, este milagre “sustenta a fé do sacerdote duvidoso acerca da real presença de Cristo na Eucaristia”. Após o acontecimento, a notícia do milagre se espalhou rápido.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Quanto à questão da alimentação, ao contrário de outras datas do calendário litúrgico, como a Sexta-feira Santa e as sextas-feiras da Quaresma, não há uma prescrição específica na Igreja Católica que proíba o consumo de carne no dia de Corpus Christi. Portanto, é permitido comer carne nesta data.
Durante a Festa de Corpus Christi as ruas são enfeitadas, ornamentadas para que por ela se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. É feito um tipo de tapete utilizando diversos materiais, como serragem, areia colorida, borra de café, cal, etc…, por onde a procissão passará.
Porque o feriado de Corpus Christi e sempre na quinta-feira?
“É por isso que a festa de Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira. É uma alusão a este episódio histórico, no qual Jesus Cristo instituiu a Eucaristia.
Quem era o Papa que decidiu que a festa de Corpus Christi seria celebrada?
Desde quando a data é celebrada? A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.
Neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira.