Cloreto de potássio é um haleto metálico salino, de fórmula química KCl. É composto por potássio e cloro. É inodoro e tem uma aparência de cristal vítreo branco ou incolor. O sólido se dissolve prontamente em água e suas soluções têm um sabor salgado.
Cloreto de potássio (KCI) é um cristal branco ou sal de halogeneto de metal em pó cristalino composto de potássio e cloreto. Os cristais vítreos sólidos, inodoros, brancos ou incolores dissolvem-se facilmente em água.
Fácil de aplicar, o fertilizante KCl é um dos mais utilizados no plano de adubação das lavouras, pois além de produzir carboidratos, atua na síntese de proteínas e melhora significativamente a qualidade dos grãos.
Cloreto de Potássio (KCL) e os CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Qual é o significado de KCl?
Cloreto de potássio é um haleto metálico salino, de fórmula química KCl. É composto por potássio e cloro. É inodoro e tem uma aparência de cristal vítreo branco ou incolor. O sólido se dissolve prontamente em água e suas soluções têm um sabor salgado.
Cloreto de Potássio - Papel Vital na Saúde Cardíaca e Muscular. O uso do Cloreto de Potássio é amplamente difundido no meio médico, como repositor de eletrólito no organismo. É usado em infusão venosa a 10% (KCl a 10%), diluído em Solução Fisiológica (SF 0,9%) ou em Solução Glicosada (SG 5%).
Houve resposta a diferentes formas de aplicação do potássio, sendo recomendado aplicação de Cloreto de potássio em cobertura 15 dias antes ou 15 dias após a semeadura da soja, acarretando maiores valores de produtividade e número de vagens por planta.
Cloreto de Potássio é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.
KCl- por possuir um metal (K) ligado a um ametal (Cl), apresentam então entre si uma ligação iônica; Cl2- por possuir dois átomos de um mesmo ametal ligados, apresentam entre si uma ligação covalente apolar.
Uma injeção de 20 ml de cloreto de potássio pode provocar uma parada cardíaca na hora, afirma o cardiologista José Carlos Andrade. Essa mesma dose é frequentemente prescrita a pacientes, mas diluída em 500 ml de soro e por gotejamento durante várias horas.
O ideal é monitorizar o íon a cada 2-4 horas até ajuste da terapia de reposição. Reposição via oral: - Xarope KCl 6%: 15 mL = 12 mEq. Administrar 10 a 20 mL três vezes ao dia.
O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.
Pessoas com doença renal crônica precisam limitar a quantidade de potássio que consomem, porque seus rins não conseguem processar o potássio adequadamente, fazendo com que ele se acumule no sangue. Medicamentos usados para tratar a doença renal também podem elevar os níveis de potássio.
O que ocorre com a falta de potássio no organismo?
A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.
A solução injetável de cloreto de potássio é utilizada para o tratamento e prevenção da hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) e para a reposição de potássio no organismo.
Qual o efeito do cloreto de potássio no corpo humano?
Desta forma, o cloreto de potássio repõe o íon potássio (K+) no sangue, ajudando a aliviar os sintomas de hipocalemia, como fraqueza muscular, cãibras e alteração nos batimentos cardíacos. Veja outros sintomas da hipocalemia.
O Cloreto de Potássio (KCl) é um haleto metálico salino, composto por cloro e potássio. Ele é extraído de minerais como a silvita e a carnalita, mas também pode ser obtido através de outros processos, como, por exemplo, um subproduto da produção de ácido nítrico a partir de nitrato de potássio e ácido clorídrico.
Solução para armazenamento e conservação de eletrodos de pH e ORP. *Essa solução não pode ser administrada via oral como forma de medicamento. É de uso exclusivo para a manutenção de eletrodos de pH e ORP.
O potássio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e do sistema nervoso, cardíaco, muscular, bem como para o equilíbrio do pH no sangue.
O potássio extracelular elevado (10-40mM) altera o potencial de repouso (Em) dos miócitos de -85mV para uma faixa entre -65mV e -40mV, inativando os canais rápidos de sódio. Esse novo "Em" bloqueia a condução do potencial de ação miocárdico, induzindo assim a parada cardíaca despolarizada.
Quem tem pressão alta pode tomar cloreto de potássio?
A suplementação de potássio possui efeito hipotensor em pacientes com hipertensão moderada, e estudos clínicos têm revelado que dietoterapia baseada em frutas, verduras e legumes ricos em potássio podem reduzir a pressão arterial, quando associada à redução de sódio na dieta.