2 – Consuma linhaça triturada Uma dica importante para quem quer aproveitar os benefícios da linhaça, mas não sabe muito bem como fazer é triturá-la antes. Por ser muito dura, algumas pessoas têm dificuldade de comê-la. Você pode consumir as opções marrom ou dourada desta forma.
A semente inteira favorecerá principalmente os que lidam com intestino preso. A farinha (de preferência triturada em casa e armazenada na geladeira em recipiente opaco) garante melhor acesso aos nutrientes, mas tem menos fibras.
A semente de linhaça possui um sabor leve, podendo ser adicionada no arroz, em iogurtes, sucos, saladas, e ainda podem ser usadas em preparações, como bolos, pães, panquecas e biscoitos. A quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia.
O consenso é que o consumo da linhaça deve ser orientado por algum profissional de saúde e que a semente inteira, por ser muito lisa, pode passar intacta pelo trato intestinal. O ideal é que o produto seja processado (em liquidificador ou processador) para que seus nutrientes possam ser absorvidos pelo organismo.
Aprenda a comer LINHAÇA corretamente | Não cometa estes 4 erros comuns
É preciso deixar a linhaça de molho?
O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa. A semente hidratada tem a vantagem de que após algum tempo em contato com a água ela começa a germinar, e portanto os nutrientes são melhor absorvidos.
A farinha de linhaça pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, no entanto, pode ser também ser preparada em casa triturando as sementes de linhaça no liquidificador.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Tire a tampa do equipamento e coloque cerca de 1 ou 2 colheres de sopa de semente de linhaça dentro dele. Tampe-o novamente e gire a manivela por cerca de um a cinco minutos, até que as sementes fiquem moídas no tamanho desejado.
“A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas”, esclarece o nutrólogo.
Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom. Nutricionalmente falando, as duas opções são bem parecidas, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos.
A linhaça é uma semente que tem conservação maior depois de triturada. Para valorizar os fitoquímicos presentes, torna-se menos resistente fermentando muito facilmente. Por isso, guarde em geladeira.
Pelo menos 28% relataram diminuição de formação de gases. Rico em fibra, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal. “A linhaça conta com fibras solúveis metabolizadas no cólon, que promovem o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino.
Não, fique tranquilo (a)! Mas o ideal é que sementes como a chia, seja hidratada antes do consumo, tanto em água como no iogurte ou leite de vaca ou até bebida vegetal. Ou até mesmo triturada no liquidificador, antes do consumo, assim como a semente de linhaça. Evite consumir essas sementes inteiras.
A linhaça contribui para o alívio de sintomas da menopausa e a redução dos níveis de açúcar no sangue. Por conter fibras, o consumo de linhaça prolonga a sensação de saciedade, que pode retardar a fome e, com isso, contribuir para a perda de peso.
Não é da noite para o dia que você começa a sentir os efeitos positivos do óleo linhaça, isso porque a suplementação em cápsulas é um processo preventivo e não resolutivo. Por isso, ela vai funcionar dentro de alguns dias e de acordo com a miligramagem contida na cápsula e a absorção do seu organismo.
Contudo, como a linhaça está disponível em várias formas, é possível incluí-la em diversas receitas. Nossa dica é adicioná-la no preparo de pães, bolos, biscoitos e tortas. Ela ainda fica uma delícia em iogurtes, frutas, bebidas, sopas e até mesmo saladas.
Devido a capacidade anti-inflamatória a Linhaça Marrom favorece a perda de peso de modo saudável. Esse alimento também ajuda a reduzir os efeitos da menopausa nas mulheres e impede o envelhecimento celular fortalecendo a imunidade do organismo.
As sementes podem ser fervidas para produzir a mucilagem da linhaça. A camada externa da semente incha quando exposta à água, produzindo uma textura tipo gel que é altamente protetora, a que se chama mucilagem.
Mas voltando ao tema ômega 3, as sementes de chia possuem esse elemento, por isso promovem o sistema cardiovascular e circulatório, mantendo o colesterol no sangue sob controle. Na verdade, foi demonstrado que elas têm o índice deste nutriente mais alto em comparação com as sementes de linhaça e até mesmo com o salmão.
Uma combinação de dois super-grãos - farinha de linhaça e semente de chia - formando um alimento rico em fibras, minerais, ômega 3 e 6 e proteínas. Ajudam no emagrecimento, regular as taxas de colesterol, melhora a pressão arterial, previne o câncer de mama e promove o fortalecimento do sistema imunológico.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição.
Quando combinado com outros alimentos, como é o caso da sua utilização polvilhada em frutas, iogurtes ou saladas, os resultados podem ser ainda mais potencializados. Mas no que se diz respeito a melhor forma de consumir a linhaça para secar, esta é moída. Isso porque, ela tem seus benefícios dentro da casca.
Você pode estender a vida útil da linhaça moída se o pacote estiver fechado. Dá para guardar tudo na geladeira por um ou dois meses, ou no congelador por três ou quatro meses além dessa data.