Ele é um autêntico símbolo da devoção às Mãos Ensanguentadas de Jesus, onde as gotas de sangue representam o amor de Cristo por nós ❤️ “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” Mateus 26:28 Viva essa devoção e sinta o poder do Sangue se Jesus!
O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.
Contas Maiores: São as "bolinhas" maiores do Terço, onde normalmente rezaremos o Pai Nosso. Contas Menores: São as "bolinhas" menores, onde rezaremos Ave Maria. Medalha: Está no centro do Terço, onde rezaremos a oração Salve Rainha.
Ou seja, o terço é não só um símbolo católico, mas também um instrumento que facilita a reza do Rosário, que significa uma devoção a Jesus Cristo e a sua santíssima mãe, Nossa Senhora, onde, por meio desta oração, os católicos estabelecem uma conexão com Deus através do coração de Maria.
Deus diz: Reza o teu terço e não te preocupes com o que aquele tolo espalha por aí; que o terço é uma devoção ultrapassada e que será abandonada. A oração do terço, Eu o digo, é um raio do Evangelho: jamais alguém a modificará.
Rezamos o Pai-Nosso, que Jesus nos ensinou. Nas Ave-Marias, nós o proclamamos “Bentito” e pedimos à sua Mãe que rogue por nós. Além disso, todos os mistérios estão relacionados à sua vida.
O terço é uma forma tradicional de oração encorajada pela Igreja. Por meio dessa oração, os católicos contemplam os mistérios da vida de Jesus, confiando suas intenções à Nossa Senhora.
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
Uma forte tradição na Igreja diz que São Domingos de Gusmão, enviado pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os hereges cátaros na França, recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como a arma para a conversão dos hereges.
O terço tem 5 mistérios que fazem lembrar as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem 10 Ave-Marias, que me fazem lembrar os 10 Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés O Rosário de Nossa Senhora tem 15 mistérios, que são: os 5 gozosos, 5 dolorosos e 5 gloriosos.
“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.
Cada nó representa uma oração, proporcionando uma experiência profunda e significativa. O Terço de Nós Nodus, da Cordolário, é feito à mão com fios de paracord - um tipo especial de corda utilizada em paraquedas e até em missões espaciais.
Contas Maiores: “bolinhas” grandes. Na primeira rezamos o pai nosso e, nas demais, o Pai Nosso seguido do “Glória”; Contas Menores: “bolinhas” pequenas, nas quais rezamos as Ave-Marias; Medalha de Nossa Senhora: quando, no fechamento, rezamos a Salve Rainha.
É um instrumento de libertação, que nos livra dos nossos medos e nos abre para a graça de Deus, regenerando a alma e fortalecendo o espírito. Quando rezamos com fé, com entrega verdadeira, Deus nos ouve.
O Terço é uma importante ferramenta que faz o mundo ser melhor. Ao meditar os mistérios da encarnação do Redentor, partilhamos a experiência da oração comunitária (familiar) com outras pessoas e buscamos transformação do mundo em Reino de Deus.
Porque devemos colocar o terço debaixo do travesseiro?
Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro? Guarda um Rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
Elas funcionam como os mantras. Repare que nos velórios, diante da dor da despedida de uma pessoa querida muita gente entra num choro nervoso e compulsiva. Alguém, então, puxa o Terço e as pessoas se acalmam. Por isso, não se preocupem com seus eventuais cochilo no Terço.
O que acontece com quem reza o terço todos os dias?
Ao rezar o Terço todos os dias, meditando nos Mistérios da Vida de Cristo, crescemos na semelhança a Cristo, como nos ensinou João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado em família, em comunidade, pessoalmente – vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos ...
11. “Através deste terço você obterá tudo, se o que você pedir estiver de acordo com a Minha vontade” (1731). 12. “Quando pecadores endurecidos o rezarem, vou encher suas almas de paz, e a hora de sua morte será feliz” (1541).
Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.
A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus.
A oração do terço faz parte da vida diária de muitas pessoas que rezam, com muita fé e devoção. O que talvez não saibam, é que o terço faz parte do Rosário. O Rosário, ou Santo Rosário, é o conjunto completo de orações que abrangem os mistérios da vida de Jesus Cristo.