Inovação e conhecimento Outra versão remete à história de Adão e Eva, onde a maçã simboliza o fruto proibido que concedeu o conhecimento. Tanto a versão de Newton quanto da Bíblia, passam a ideia de que os produtos da Apple trazem inovação, informação e poder de transformação.
Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.
Na verdade, a explicação é bastante simples, esse pedaço que falta no desenho da Apple. é pra evitar que as pessoas confundam a maçã. com uma cereja, principalmente quando ela estivesse em escalas menores. Vale lembrar, inclusive, que a primeira logo da marca não foi uma fruta, mas sim uma imagem do físico.
O nome “Apple” e o símbolo foram escolhidos por três razões: Por iniciar com “A”, o nome apareceria listado na frente da maioria dos competidores; Ter uma maçã ligada a computadores foi uma aposta inusitada porque ninguém associaria as duas coisas; Uma maçã está ligada a uma vida saudável.
A maçã é o fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, com tronco de casca parda, lisa e copa arredondada que chega a 10 m de altura. A fruta mais cultivada do mundo é originária da Ásia e da Europa. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. As variedades mais cultivadas são: gala, golden delicious e fuji.
A maçã também está ligada ao simbolismo da árvore, eixo do mundo, associada à cruz e a Cristo. Como se acreditava que o conhecimento vinha do alto, uma metáfora era a arbor inversa, cujas raízes estão no céu, sendo Cristo o mais belo fruto enviado pelo céu (Deus) à terra (Maria).
Pois bem, a maçã também tem a energia de gerar bem-estar, acalma os nervos, tira o medo da morte, liberta o sorriso nas carinhas emburradas, gera sentimentos mais corretos e paz no lar. A maçã também tem a vibração para ativar o nosso autoamor.
De acordo com Steve Jobs, o nome da empresa foi inspirado por sua visita a uma fazenda de maçãs, enquanto ele estava em uma dieta frutarianista. Jobs pensava que o nome "Apple" era "divertido, animado e não intimidante".
Entretanto, o celular da maçã nada mais é do que o nome popular que é dado para os celulares da Apple aqui no Brasil. O motivo principal é bem óbvio, já que a tradução da palavra Apple em português é "maçã" e o logo da empresa é uma maçã mordida.
Qual é a mensagem que a Apple transmite à sociedade?
Pensar no meio ambiente, como projetar da melhor forma possível seus produtos, utilizar a ergonomia para melhorar a usabilidade, colocar os clientes em primeiro lugar, fazer com que o contato com um produto seja uma experiência incrível, torna a Apple uma empresa com um grande diferencial no mercado.
O nome da marca já era escrito por extenso na primeira identidade visual da história da Apple, no ano de 1976. A parte mais curiosa dessa história é que a parte central do primeiro logo mostra a ilustração de Isaac Newton, que formulou a teoria da gravitação após ter assistido a queda de uma maçã de uma árvore.
Não em vão, se traduzirmos a palavra encontraremos outra pista: iPhone também significa “meu-telefone”. E esta é uma das chaves da Apple: que ela faça parte da sua identidade, que seja uma extensão inseparável de você mesmo.
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.
Quando Deus criou as arvores frutíferas, as frutas surgiram com componentes aleatórios, Deus determinou que era bom. Mas uma fruta entre as cultivadas no jardim, possuía um composto chamado cianeto, que é tóxico. A maçã tem uma pequena quantidade de cianeto em suas sementes, que são inofensivas a nós.
O logo da Apple foi associado ao suicídio de Alan Turing, conhecido como pai da computação. Ele foi perseguido por ser homossexual no Reino Unido - o que era considerado crime. Ele então envenenou uma maçã com cianeto.
A maçã mordida da Apple pode ser considerada um sucesso instantâneo. Rob Janoff conseguiu fazer, em 1977 — com apenas um protótipo —, aquilo que muitas empresas demoram anos para fazer e consolidar: um logotipo simples e indissociável da marca.
Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam” A preferência ou admiração que milhares de pessoas têm pela Apple está ligada diretamente ao propósito da marca da maçã: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”.
Reza a lenda que Newton, encostado em uma macieira, teria visto (ou sentido, vai saber) uma das maçãs cair — daí surgiu o famoso estalo que deu início aos seus estudos sobre a gravidade. E a fama da maçã ter servido de inspiração para o cientista. O símbolo rebuscadão aí ao lado foi o primeiro a representar a empresa.
A Apple surgiu para quebrar paradigmas e facilitar a vida das pessoas, ela tem o porquê dela – dentro da metodologia do Golden Circle – muito bem definido e não à toa, conseguiu chegar no lugar de destaque tem hoje.
A maçã possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição. Quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon, além de reduzir o risco de diabetes e problemas hepáticos.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
A versão mais conhecida faz referência a Newton, que ao observar uma maçã cair da macieira teve o estalo para criar a lei da gravidade, ou seja, a maçã faz referência à inspiração, ao conhecimento. Outra versão remete à história de Adão e Eva, onde a maçã simboliza o fruto proibido que concedeu o conhecimento.