A cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. [Foto: Freepik] Foi uma crucificação a forma de morte por que passou Jesus, e com ela, segundo o ensino cristão, ao mesmo tempo se cumpriu uma condenação humana e se propiciou a salvação vinda de Deus.
O «símbolo da fé» é, antes de mais nada, o símbolo baptismal. E uma vez que o Baptismo é conferido «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»(Mt 28, 19), as verdades da fé professadas por ocasião do Baptismo articulam-se segundo a sua referência às três pessoas da Santíssima Trindade.
Bandeira, hino, brasão e selo estão indicados na Constituição brasileira. "São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais".
Nas celebrações litúrgicas, há variedade de símbolos e ações simbólicas. Exemplos de símbolos: crucifixo, cruz, círio pascal, pia batismal. Exemplos de ações simbólicas: procissão com a cruz ou com o evangeliário, sinal da cruz, bater no peito, incensação, aspersão sobre o povo.
mediadores da identidade cristã, como: o pão e o vinho da Eucaristia; a água do Batismo; o círio pascal; a luz; o fogo; o óleo; o incenso. Também os objetos criados pelo homem, como: o altar; a cruz; o ícone; o ambão. O núcleo de toda a simbólica litúrgica é constituído pelos sacramentos propriamente ditos.
Igreja Batista Nova Esperança - História da logo. Utilizada nos primeiros boletins dominicais da igreja e em pequenas propagandas, no inicio dos anos 90. Era uma logo genérica, tipificada pelo símbolo universal do cristianismo (peixe).
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.
Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém. Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro.
Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.
O símbolo PX, também conhecido como Chi-Rho, é uma combinação das duas primeiras letras do nome de Cristo em grego: Χ (chi) e Ρ (rho). A letra Χ (chi) é a primeira letra do título "Χριστός" (Christós), que significa "Cristo", e a letra Ρ (rho) é a segunda letra.
1. Qualquer figura, sinal ou objecto formado por duas partes que se cortam. 2. Instrumento de suplício ao qual os padecentes eram fixados com os braços abertos.
Judaísmo: A estrela de Davi é formada por dois triân- gulos sobrepostos, resultando em seis pontas, e simboliza o governo de Deus sobre o universo em todas as seis direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Céu (em cima) e Terra (embaixo).