Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
Os solos que contêm mais argila, são chamados argilosos. Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados. Isso faz com que o solo argiloso "segure" a água, e não permite que ela o atravesse - esse tipo de solo é denominado impermeável.
Os solos arenosos apresentam uma maior quantidade de macroporos, logo, baixa capacidade de retenção de umidade, enquanto que os argilosos são ricos em microporos, podem reter mais umidade, no entanto, a absorção de água pelas plantas é mais limitada que nos arenosos.
O solo argiloso é o mais comum no Brasil, e terrenos com esse tipo de solo são considerados bons para construir. Como a argila é bastante densa e se aglutina com facilidade, os solos em que ela é predominante são muito resistentes quando bem compactados.
Diferentemente do que ocorre com o solo argiloso, o solo arenoso é extremamente permeável, visto que sua composição é de, praticamente, ¾ de areia e outra, bem menor, de argila.
A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.
O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para evitar esse efeito e garantir a segurança da estrutura. Normalmente, as construções portuárias se utilizam dessas estacas preenchidas com betão para aumentar a resistência da fundação.
Resposta: É a área tratada com revestimento permeável aplicado sobre o solo natural que permite a infiltração das águas, possibilitando a colocação de cobertura vegetal.
A impermeabilização do solo pode ser definida como a destruição ou a cobertura do solo por um material impermeável. É uma das principais causas da degradação dos solos na UE.
A textura de um solo determina a capacidade de retenção de água. Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Argiloso. Tipo de solo mais encontrado no Brasil, é formado por partículas invisíveis a olho nu, com alta coesão. Quando suas partículas secam, formam torrões difíceis de serem desagregados com a pressão, por isso é considerado um dos tipos de solo mais seguros para a construção civil.
No 1º solo, o arenoso, a água passa rapidamente. Já no humífero, percebe-se uma redução na velocidade da água; enquanto no solo argiloso, devido a sua impermeabilidade, não se observa fluxo de água.
Solos arenosos têm uma alta taxa de infiltração de 19 a 25 mm / h. Solos argilosos têm uma baixa taxa de infiltração de 3 a 8 mm / h. Solos Areno-argilosos têm uma taxa de infiltração de 9 a 13 mm / h.
Como mencionamos, o solo argiloso contém mais de 30% de argila, podendo chegar a até 60%. Outra característica importante são os microporos, pequenos espaços porosos que permitem a retenção de água. Por conta dessa estrutura, o solo argiloso tende a ficar encharcado após chuvas, o que facilita o manuseio.
O solo argiloso é o que mais retem água, isso ocorre por ele ser muito poroso e por ser mais polar do que a areia, que é muito apolar, facilitando a retenção de água nesses tipos de solos, por isso o barro forma lama.
Qual é o solo que é impermeável, quase não deixa a água passar e tem tendência de ser compacto?
Solos argilosos são exemplos de solos impermeáveis, caracterizados por sua capacidade de reter água e pela tendência à compactação, dificultando a passagem da água.