Um carro com dois passageiros e um pneu nas medidas 195/55R15 tem uma calibragem recomendada de 30 psi. Caso esteja mais pesado, com mais ocupantes e bagagens no porta-malas, por exemplo, indica-se uma calibragem maior, de até 35 psi.
O pneu 195/65R15 91H tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 195 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
PNEU 195/70R15c 8 Lonas 104/102R GREEN MAX LINGLONG
Recomenda-se aumentar a calibragem de 10 a 15 PSI (Libras) em relação ao pneu 8 Lonas. Pneu de carcaça super reforçada (8 Lonas), de alta confiabilidade para recapagens.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus. - Pneus 185/60 R15: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
A medida 195/55R15 indica que o pneu tem 195 milímetros de largura e que a sua altura (da borracha que toca o chão até a roda) é de 55% desse valor — ou seja, 107,25mm.
Neste caso, o pneu tem 185 milímetros de largura e a sua altura (da borracha que toca o chão até a roda) é de 65% desse valor — ou seja, 120,25mm. O R15 se refere ao raio da roda, que neste caso, é de 15 polegadas — ou 381mm.
Dessa forma, com duas pessoas no carro, o motorista e um passageiro, pneus de medida 195/55 r15 tem como calibragem indicada 30 psi. Mas é importante ressaltar que um carro mais pesado, com porta-malas cheio ou muitos ocupantes pede uma calibragem diferente, e no caso do do 195/55 r15, são 35 psi.
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
Os pneus 185/65R15, são 10mm mais baixos que o 195/65R15, o que na prática representa um pneu com um perfil menor. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.
Qual a diferença do pneu 195 65 15 para o 195 60 15?
servir serve, porém ficará mais alta e dará uma diferença no painel. Depois faço os cálculos e informo. Fiz as contas, o carro vai ficar 0,98cm mais alto e o painel irá marcar 3,172% a menos se comparado a medida 195/60/15. Assim qualquer um pode saber a diferença que vai dar.
Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.