Qual o solo mais Intemperizado da crosta terrestre?
Os latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos mais profundos, altamente intemperizados, ácidos e de baixa fertilidade natural.
Climas úmidos e quentes (regiões tropicais) são fatores favoráveis à formação de solos muito intemperizados (alterados em relação à rocha), profundos e pobres, o que resulta em acidez e baixa fertilidade, como é o caso da maioria dos solos brasileiros.
Os materiais intemperizados, os solos e os sedimentos constituem as chamadas formações superficiais. Popularmente denomi- nadas de terra, essas formações são friáveis, facilmente mobilizadas, e ocorrem na superfície de todos os continentes, recobrindo as rochas duras, sejam elas ígneas, metamórficas ou sedimentares.
O intemperismo pode ser definido como o conjunto de modificações físicas e químicas que ocorrem nas rochas ao serem expostas a superfície terrestre. Ao sofrer esse processo ao longo do tempo, as rochas vão se alterando e algumas partes delas se desagregam, a partir disso ocorre a formação do solo.
Ucrânia – solo negro de tchernozion presente nas áreas de estepes. Estados Unidos – solo Loess de fundo de vales, formado a partir da decomposição de sedimentos trazidos pela ação dos ventos. Brasil – solo massapê escuro e orgânico, e a terra roxa presente no planalto central.
É o processo mais importante na formação do solo e, consequentemente, na modelação do relevo. Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.
O intemperismo é um fenômeno natural que causa desgaste, decomposição e alteração de materiais rochosos e é influenciado por vários fatores, como a ação humana, composição da rocha, terreno, fauna e flora, clima e tempo.
Afinal, qual solo mais poroso arenoso ou argiloso? O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.
São solos com alta permeabilidade à água, podendo ser trabalhados em grande amplitude de umidade. Os latossolos apresentam tendência a formar crostas superficiais, possivelmente, devido à floculação das argilas que passam a comportar-se funcionalmente como silte e areia fina.
Qual é o solo mais Intemperizado da crosta terrestre?
Os latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos mais profundos, altamente intemperizados, ácidos e de baixa fertilidade natural.
O intemperismo é o processo de transformação das rochas por desagregação (física) ou decomposição (química) de suas estruturas, dando origem aos sedimentos e interferindo em processos sedimentares, como a erosão, a diagênese e a pedogênese (formação dos solos).
Regiões úmidas com temperaturas elevadas tendem a apresentar maior atuação do intemperismo químico, enquanto nas áreas secas e quentes, por exemplo, a desagregação mecânica das rochas é mais comum em função de processos como a dilatação térmica.
É um processo natural desencadeado pela ação de agentes da natureza que produzem o desgaste de corpos rochosos. O intemperismo físico envolve a desintegração das rochas e o intemperismo químico remete à decomposição das rochas.
Em resumo, o intemperismo é o processo de desintegração e decomposição das rochas, enquanto a erosão diz respeito ao transporte e remoção dos materiais gerados no intemperismo. Ambos os processos são interdependentes e desempenham um papel fundamental na formação das paisagens terrestres.
Intemperismo é o processo de fragilização da estrutura física e de desgaste químico das rochas. É um processo que atua na modelagem do relevo e na composição dos solos.
Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.
A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.