Abrigo para 01 Botijão de gás - com sistema de ventilação - 72x50x50 cm. Este abrigo ou caixa foi projetado para proteção dos botijões de gás em ambiente externo a residência ou apartamento.
Além disso, o abrigo deve ser aberto ou ter portas com algum tipo de ventilação, como por exemplo, venezianas. Dessa maneira, em caso de vazamento, o gás conseguirá se espalhar, não ficando concentrado dentro do ambiente. Tal acúmulo seria responsável por potencializar a probabilidade de explosão.
O botijão P13 é o mais encontrado em cozinhas residenciais. Seu tamanho médio também favorece outros usos, como o aquecimento do chuveiro a gás e o acendimento de lareiras. Ele pode ser encontrado nos tamanhos de 360 mm de diâmetro por 460 mm de altura.
Entramos em contato com a nossa equipe de qualidade que informou que o peso do P13 pode oscilar, variando em média de 12.650 a 13.200 kg estando dentro da aprovação de fiscalização.
O botijão residencial padrão P13 tem as seguintes dimensões: 360 mm de diâmetro X 460 mm de altura. Para uso doméstico, há também a opção de outros tamanhos de botijões, como o P2, o P5 e o P8.
Um botijão de GLP (13kg) equivale a quantos metros cúbicos de gás natural canalizado? Fazendo cálculos simples chega-se a conclusão de que um botijão de 13 kg possui proximamente 5,65 m³ de GLP. Pautados neste entendimento, é possível afirmar que um botijão de 13kg equivale a 16,38 m³ de gás natural.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
A margem de segurança é de 1,50m. Instalar o botijão de gás mais afastado possível do fogão. O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado.
Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica. Sem a passagem de ar, a segurança do gás fica comprometida, então todo cuidado é pouco!
Esse abrigo também deve ser bem ventilado. A razão é a mesma de por que ele não pode ficar dentro de casa: em caso de vazamento, o gás precisa ter por onde sair para não se acumular e não causar acidentes. Também não o faça enterrado ou no subsolo. O gás de cozinha é mais pesado que o ar.
Detalhes. O botijão deve ficar em um local arejado. A mangueira não deve estar ao lado do fogão. Ele deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância dos ralos.
O recomendado é que o botijão de gás seja armazenado em local arejado e limpo, com boa circulação de ar em uma área externa, para evitar o acúmulo de gás em caso de vazamentos.
P13 Diâmetro: 36cm | Altura:46cm | Cap. Vol.: 31,5 litros. O botijão de 13Kg (gás de cozinha) utilizado, principalmente, em fogões residenciais. É de instalação simples, pois conecta-se ao fogão através de mangueira flexível e regulador de pressão, não necessitando de central de abastecimento ou instalações especiais.
Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.
A casinha do gás P45 tem as seguintes medidas: altura de 80cm e largura de 070cm. Além disso, é necessário fazer uma placa para cobrir uma área de 070cm x 1 metro. A casa completa deve ter as seguintes dimensões: altura de 180cm, profundidade de 070cm e largura de 1000cm.
Os tamanhos de botijões de gás e cilindros são indicados pela letra P seguida de um número. Esse número representa a quantidade de quilos de gás que podem conter. Sendo assim, um botijão P2 armazena 2 kg de gás, um P45, 45kg e por aí vai.
Qual a diferença da cor do botijão? A verdade é que a cor do botijão não tem relação direta com o tipo de gás que está dentro dele. Todos os recipientes contêm gás de cozinha, independentemente do seu tingimento externo. Essa coloração é, na verdade, uma forma de identificar a marca e diferenciá-la das outras.
Muitas pessoas imaginam que ao deixar o recipiente na posição horizontal é possível aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Não faça isso! Além de não cumprir a finalidade (render mais), quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.
Vale ressaltar, sempre esvazie seu botijão ou leve o casco vazio! Nunca leve em hipótese alguma o mesmo cheio na mudança, já que pode causar um acidente muito grande e afetar você e as pessoas que estão trabalhando na mudança.