O vaso deve ter pelo menos 50 litros de capacidade. Para encher, use substrato, composto orgânico, terra e areia. A umidade pode prejudicar as sementes e raízes, então é importante que a drenagem do vaso seja boa.
Devem ser feitas covas com 40 cm de largura, 40 cm de com- primento e 40 cm de profundidade. Ao fazer a cova, deve-se separar a terra, colocando a parte de cima para um lado e a de baixo de outro.
Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).
É importante ressaltar que a drenagem do vaso deve ser boa, para evitar a umidade na planta. O lugar ideal para deixar a planta é onde pegue luz do sol direta na maior parte do dia, pois o maracujá é um fruto que prefere climas tropicais, com temperatura preferencialmente acima de 25ºC.
Outra prática interessante é a formação de cobertura verde ou morta do solo, isso inibirá o desenvolvimento de plantas daninhas e dificultará a perda de água do solo. As raízes do maracujazeiro concentram-se num raio de 50cm em torno do caule e até 30/40cm. de profundidade.
(1986) sobre distribuição de raízes do maracujazeiro, mencionando que a maior concentração das suas raízes se encontra entre 0,30 e 0,45 m de profundidade; contudo, verificaram-se diferenças expressivas entre a máxima (0,900 kg planta-1 de K2O) e as demais doses de potássio.
Montar uma espaldeira: a planta do maracujá é uma espécie de trepadeira, logo, é necessário um apoio. No sistema de espaldeira, estacas de 2,5 metros de altura (50 centímetros delas enterradas no solo) são fincadas a cada cinco metros para proporcionar apoio a arames no topo dos mourões, que vão segurar as plantas.
Quanto tempo leva um pé de maracujá para dar frutos?
O pé de maracujá começa a produzir frutos cerca de um ano após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem maduros e caírem facilmente da planta. Para evitar a danificação do alimento durante a colheita, utilize tesouras de poda limpas e corte o pedúnculo com cuidado.
A irrigação é necessária a cada 3 a 5 dias quando se vive em uma região fria. Regue de manhã cedo quando o solo estiver seco, ao ar livre ou em ambientes fechados. Você também pode determinar se é necessário regar verificando o solo no interior.
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P₂O,, 4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
O espaçamento entre as mudas deve ser de 2,5 x 5 m, com duas plantas por cova. Após o plantio, é necessário realizar a irrigação adequada para garantir o desenvolvimento das mudas. Além disso, é importante realizar a poda das plantas para controlar o crescimento e estimular a produção.
Outra dica de como plantar maracujá em apartamento é escolher um local na sua casa que receba luz solar na maior parte do dia. O maracujazeiro gosta de clima quente, por isso, quando a estação do inverno chegar, fique sempre de olho na plantinha. Assim, não a deixa muito exposta aos ventos fortes e ao frio.
O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.
O método mais comumente usado para irrigar pomares de maracujá tem sido a irrigação localizada, representada pelos sistemas de gotejamento e microaspersão. A microaspersão promove maior área molhada de solo comparada ao gotejamento, permitindo maior expansão do sistema radicular.
É necessário podar o maracujazeiro? Apesar de não ser obrigatória, a poda desta planta é importante para estimular o novo ciclo. Você deve retirar a camada de baixo e deixar apenas a de cima, auxiliando o maracujazeiro a se renovar.
Na adubação foliar, para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, recomenda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
Escolhido o vaso para o plantio, inicie o preparo para o plantio. Forre o objeto com material para fazer uma boa drenagem, como pedras ou argila expandida. Em seguida, coloque o solo já misturado com substratos orgânicos e um pouco de areia. Por fim, coloque a mudinha do maracujá e cubra com um pouco mais da terra.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, principalmente durante o período de crescimento ativo da planta. O ideal é regar regularmente, de forma a manter o solo sempre levemente úmido. Evite regar em excesso, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes.
A distância mínima entre mourões deve ser de 30 metros e entre as estacas deve ser de 5 metros. O maracujá silvestre Pérola do Cerrado produz bem se conduzido no sistema de latada.
Quantas caixas de maracujá produz um pé de maracujá?
Com essa estratégia de levar as mudas mais desenvolvidas para o campo e erradicar os pomares anualmente, Oliveira vem obtendo uma produtividade média de 3,5 caixas (12 quilos) de maracujá por pé, o que representa um bom desempenho.