O Time Scrum tem um tamanho de 5 a 9 pessoas e não existem tarefas definidas para o programador, Tester, designer e etc, onde cada um é responsável por uma atividade. Ao contrário o Time Scrum as pessoas trabalham juntas para completar com sucesso um Sprint.
Qual é o tamanho recomendado de uma equipe de Desenvolvimento ágil?
Um Time de Desenvolvimento típico possui de 3 a 9 pessoas. O tamanho ideal é pequeno o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma parcela significativa do trabalho dentro dos limites da Sprint.
Estudos sobre culturas ágeis, feitos por especialistas em análise de times de trabalho, calculam que o tamanho ideal de uma equipe é de 4 a 6 pessoas. Empiricamente, com mais mais de 5 as coisas ficam mais lentas, com 7 a queda de produção é acentuada e acima de 9 pessoas as coisas ficam disfuncionais.
No mundo do trabalho, diz Wittenberg, “consolidou-se a idéia de que cinco ou seis pessoas seria o número ideal de componentes de uma equipe. Cremos que esse número exige de fato das pessoas. Contudo, acredito que tudo dependa efetivamente da natureza da tarefa a ser executada”.
Para entender o que é Squad, precisamos falar, também, do Scrum . Essa é uma metodologia ágil que tem como objetivo otimizar a execução de projetos. Por meio dessa estratégia é possível organizar melhor as equipes e fragmentar as tarefas em demandas granulares para tornar o processo mais eficiente.
O Scrum Guide referencia 5 diferentes eventos, os quais são: Sprint, Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective. Os eventos do Scrum têm como finalidade inspecionar, adaptar e trazer valor para o produto ou serviço que está sendo desenvolvido.
Também precisam ter excelente articulação para sustentar os benefícios do modelo diante dos diversos questionamentos que surgirão no decorrer dessa transformação. Assim, a resposta da Moving para o questionamento sobre qual é o tamanho ideal de uma sprint é: de uma semana!
O Time de Desenvolvimento (Dev Team), é o time multidisciplinar responsável por executar as ações definidas para o Sprint Backlog. E Squad é o nome do modelo organizacional que separa os funcionários em pequenos grupos multidisciplinares e objetivos específicos.
Um time ágil é uma equipe cross-funcional e multidisciplinar, de mais ou menos 10 pessoas, com todas as habilidades necessárias para definir, construir, testar e de fato entregar valor como resultado.
Transparência, inspeção e adaptação, ou TIA. Os três pilares apoiam-se mutuamente. Os três pilares apoiam-se mutuamente. Qualquer aspecto do Scrum só pode ser inspecionado se for visível, Qualquer aspecto do Scrum só pode ser inspecionado se for visível, então, a transparência em cada estágio é crucial.
A mentalidade ágil é um processo de pensamento que envolve compreensão, colaboração, aprendizado e flexibilidade para alcançar resultados de alto desempenho. Ao combinar a mentalidade ágil com processos e ferramentas, as equipes podem se adaptar às mudanças e agregar valor incremental aos clientes.
O squad contribui bastante para a agilidade do trabalho. Afinal, a equipe composta por em geral até 6 a 10 pessoas, geralmente, tem todo o poder de decisão no tocante ao desenvolvimento de seus produtos e projetos.
Um dos pilares da estruturação de squads é a construção de relações entre os colaboradores. O sentimento de pertencimento e parceria cresce nesse modelo, mas para isso é necessário atentar-se ao tempo que as pessoas vão estar alocadas no mesmo squad.
Um quadro Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de projeto ágil que auxilia na visualização de trabalho, limitação de trabalho em andamento e maximização de eficiência (ou fluxo). Ele pode ajudar equipes ágeis e de DevOps a estabelecer ordem no trabalho diário.
De acordo com o tipo de falta, o tiro será direto ou indireto. Por exemplo, caso um jogador passa a bola ao goleiro de sua equipe com o pé e este domina a bola com as mãos, será tiro livre indireto. Um chute em um jogador da equipe adversária, resultará em um tiro livre direto.
1. A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 (cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.