As formas são produzidas com chapas de aço na espessura de 1/8” agrupadas, unindo-se umas às outras por meio de solda, formando pistas com no máximo 1,5 m de largura (para facilitar o trabalho dos operários).
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
A principal diferença entre as treliças H12 e H8 é o tamanho das barras que as compõem. Enquanto as H12 são formadas por barras de aço com diâmetro de 12mm, as treliças H8 são formadas por barras com diâmetro de 8mm. A diferença de diâmetro das barras de aço influencia diretamente na capacidade de carga das treliças.
Qual o tamanho máximo que se pode produzir uma vigota de laje?
Qual o vão máximo de uma laje treliçada?
Possibilidade de executar grande vãos: uma estrutura leve e com resistência equivalente proporciona mais liberdade para a estrutura trabalhar, com as lajes treliçadas é possível vencer vão de até 12 metros.
Quantos quilos aguenta uma laje H12 por metro quadrado?
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Desta forma, na PP Painéis a laje com treliças do tamanho h16 é elaborada com especificações como a presença em sua obra de uma pressão de 600 kgf por metro quadrado e um vão com no máximo 6 metros de extensão.
Em geral, a Concresuper utiliza-se da seguinte relação de alturas equivalentes para basear o consumo de concreto nesse tipo de estrutura: H8 = 0,06m; H12 = 0,08m; H16 = 0,10m; H20 = 0,13m.
Laje treliça TR12 é indicada como laje piso, tanto para residências como mezaninos em galpões industriais. Laje treliça TR16 em diante são utilizadas quando o vão ou a sobrecarga é muito alta, comumente utilizadas para depósitos ou mezaninos.
Em primeiro lugar, as linhas de escora sempre devem manter distâncias iguais entre si, que é definida pelos cálculos de cada projeto. Normalmente, o limite de espaçamento é de 1,30m, mas isso não é uma regra. Caso as lajes sejam mais altas, pode ser indicado considerar até 1,00m.
Como vimos acima, as treliças tem altura variadas que vão de 08 cm (H8) até 30 cm (H30). É essa altura que dá maior resistência a laje, quando mais alta a treliça, mais resistente a laje e maior distancia do vão ela suporta.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Portanto, para saber o peso suportado por uma laje pré-moldada em um projeto específico, é necessário consultar o projeto estrutural desenvolvido por um engenheiro civil ou estrutural capacitado.
A laje é apoiada sobre as vigas e suporta ações (cargas) que geram cisalhamento e momento fletor. Já as vigas e pilares são elementos que têm uma das medidas com maior comprimento. As vigas sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.