Desde 2014, com NBR 6118, determina a dimensão mínima do pilar com 14 cm. Então para que os pilares fiquem "escondidos" dentro da parede de alvenaria, é preciso um tijolo de no mínimo 14 cm de espessura.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
As paredes precisam ter, no mínimo, 10 cm - com exceção das paredes internas, que podem ter 8 cm. "Entre as restrições, não se pode usar tubulações horizontais na maioria dos casos - embora essa orientação já estivesse consolidada", diz Monge.
Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.
Normalmente as paredes internas são representadas com espessura de 15 cm , mesmo que na realidade a parede tenha 14 cm ou até menos . Nas parede externas o uso de paredes de 20 cm de espessura é o recomendado mas não obrigatório.
Desde 2014, com NBR 6118, determina a dimensão mínima do pilar com 14 cm. Então para que os pilares fiquem "escondidos" dentro da parede de alvenaria, é preciso um tijolo de no mínimo 14 cm de espessura.
As paredes mais comuns disponibilizadas no mercado costumam possuir as seguintes dimensões: Parede Drywall com 75 mm acabada (1ST/48/1ST – composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 48 mm interno). É a parede mais fina possível. Ideal para quem precisa economizar espaço.
💫 Se você não quer exagerar na altura, mas também não quer que um muro seja apenas enfeite, talvez a altura ideal seja entre 2 e 3 metros. Mais que isso já é considerado muito alto e menos de 2 metros pode não atender as necessidades pela qual ele é feito.
Para isso basta colocar a ponta da fita métrica ou trena em um dos cantos da parede e estender até o outro lado. Quando chegar à outra extremidade, anote todas as medidas arredondadas para o número inteiro mais próximo, para ter um pouco mais de precisão no cálculo.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
As paredes de drywall mais utilizadas no mercado atualmente são: Parede com 75 milímetros de espessura: essa parede, a mais fina atualmente, é ideal para quem busca uma opção que economiza espaço na obra. Ela é composta por 1 placa com 12,5 milímetros de cada lado e um perfil interno de 48 milímetros.
Geralmente, os tijolos de alvenaria têm uma largura padrão de cerca de 9 a 10 cm. Essa medida é importante para calcular o espaçamento e a quantidade de tijolos necessários para construir a parede.
Meça a Parede: Utilize uma trena ou fita métrica para medir a altura e a largura da parede em metros. Anote essas medidas. Calcule a Área da Parede: Multiplique a altura pela largura para obter a área da parede em metros quadrados. A fórmula é: Área (m²) = Altura (m) x Largura (m).
Determina-se que uma laje maciça deve ter de 7 a 12 cm de espessura de acordo com o balanço, que nada mais é que a distância entre as estruturas que sustentam o vão da laje.
– Circulação: 60 cm bastam para uma pessoa transitar sem aperto, portanto, tente manter essa medida em todas as áreas de passagem. Se receber a visita de um cadeirante, você precisará afastar os móveis.
É muito comum ver nos projetos arquitetônico, paredes com espessura de 15cm. Mas desenhar sempre paredes com espessura de 15cm pode ser um problema. Em muitos casos utilizam-se blocos de 9 cm de espessura e com a espessura do reboco no máximo chega 12cm.
1 – Meça a altura da Parede; 2 – Em seguida a comprimento da parede; 4 – Multiplique a altura pelo comprimento; 5 – Faça os cálculos e obtenha o metro quadrado.
Para fazê-lo, você deve multiplicar a largura de cada parede pela altura do ambiente. Após, você subtrai a área de paredes ou portas que existem, afinal, essas áreas não receberão o revestimento. Ao final do cálculo, você soma aquela margem de 10% de erro, garantindo mais segurança para o seu projeto.
Basta medir a largura e comprimento do espaço e multiplicar essas medidas para obter a área total em metros quadrados. Por exemplo, se um cômodo tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área total será de 20 metros quadrados.
Nos terrenos em declive em relação à testada do lote, os muros de divisa deverão observar os limites estabelecidos no item 1 ou a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, exceto nos casos em que o terreno ou parte do terreno venha a ser aterrado.
Pode, desde que a construção esteja submetida a alinhamento, que se comunique previamente ao vizinho, que se verifique se o muro suportará a sua construção e, a depender da situação, que se pague proporcionalmente o valor do muro e do chão ao vizinho.
Distância entre Muros e Janelas: O Código Civil, em seu artigo 1.301, determina que "é defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho." Essa medida visa garantir a privacidade e o bem-estar dos proprietários vizinhos, evitando invasões de privacidade e conflitos.
Nos dias de hoje, geralmente toda construção adota paredes de 15 centímetros, tanto para paredes externas como para paredes externas. Existe um terceiro tipo de parede, bem mais fina, chamada de "parede de espelho".
A espessura da parede é o parâmetro básico que determina a espessura total do produto e é frequentemente especificada durante o processo de conceção estrutural.