Quando a produção se destina ao consumo da água de coco, o fruto deve ser colhido entre 6 e 8 meses de idade. Quando o destino da produção é a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, como também para utilização da semente para produção de mudas, a colheita deverá ser realizada entre 11 e 12 meses de idade.
Caso a produção tenha como objetivo a produção de água, deve-se colher o fruto entre 6 e 8 meses de idade, ao passo que, caso a produção seja voltada para a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, ele deverá ser colhido entre 11 e 12 meses de idade.
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano. GOVERNO.
Ambos os cocos verde e seco podem ser produzidos durante o ano todo, ou seja: não há uma “época” de colheita além da observação da maturação. Ou seja, se a colheita for para o coco seco, deve ser feita entre 11 ou 12 meses de idade, enquanto os cocos vendidos verdes devem ser colhidos entre 6 e 7 meses.
No outono, a partir da metade de março, as melhores pedidas são abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva.
O ideal é regar as plantas a cada três ou cinco dias. Mas é importante entender que a quantidade de água está relacionada ao seu desenvolvimento. Quanto maior a árvore for, maior é a rega. A planta grande pode pedir até 20 litros de água durante a rega semanal.
Faça uma adubação química com a formulação 20-10-20, ou ajuste-a de acordo com a análise de solo. Para coqueiros em fase produtiva, utilize cerca de 4 quilos de fertilizante por muda divididos em duas aplicações. Na versão orgânica com esterco, ou outra fonte, use cerca de 20 quilos de adubo por planta.
Folha do coqueiro, cortar a folha do coqueiro deve ser evitado pois as folhas do coqueiro ao envelhecer protegem as mais novas, evitas fungos #OscarMT.
Uma dica é começar a lavoura de coqueiros no início da estação das chuvas. Caso contrário, utilize um sistema de irrigação. Entre as variedades, o coqueiro-gigante é o mais rústico, florescendo entre seis e oito anos após o plantio.
Quanto tempo dura o coco? Nada pode determinar com certeza a durabilidade de um ingrediente, ainda mais quando falamos de um alimento in natura. Mas normalmente o coco pode durar meses no freezer ou geladeira, se bem armazenado, claro.
Quanto tempo dura o coco verde depois de tirado do pé?
Quanto tempo dura o coco verde? Após sua colheita, dura cerca de 10 dias armazenado em temperatura ambiente ou cerca de 15 dias na geladeira. É importante dizer que após aberto, sua água deve ser consumida de imediato, pois por ter muita acidez logo começa a fermentar, quando exposta ao ar.
As irrigações devem ser aplicadas a cada três dias e meio (2 irrigações/ semana) para níveis de esgotamento da água disponível na camada superficial de solo (0 cm-25 cm), correspondente a tensões próximas de 26 kPa a 15 cm de profundidade.
Para garantir a produtividade do coqueiro anão deve-se garantir água durante o ano todo, nem em excesso e nem em deficiência, pois é a quantidade de água aplicada o fator que mais interfere no desenvolvimento desta planta.
De maneira geral, os coqueiros de vaso podem ser cultivados tanto com exposição direta aos raios solares quanto à meia-sombra. O importante é que as plantas possam receber a quantidade mínima de sol todos os dias. De preferência a horários em que o calor é menos intenso.
O coqueiro anão constitui-se na variedade de coqueiro mais utilizada comercialmente no Brasil para produção de água de coco, com qualidade superior às demais cultivares. Apesar de ser da espécie anão ele não é um coqueiro pequeno, só um pouco menor que o coqueiro comum.
Quando essa produção se destina a obtenção de água de coco, o tempo ideal de colheita é de 6 a 8 meses, mas o fator que mais determina nesse caso é a posição em que o cacho se encontra. “Os frutos dos cachos posicionados nas folhas 18,19 e 20 apresentam o ponto ideal de colheita para o consumo de água.
A planta não apresenta ramificações ao longo do caule e, sendo adequadas às condições de solo e clima e o manejo adotado, o seu ciclo produtivo pode durar 30 anos. Quanto ao coqueiro, ele se desenvolve bem em solos com boa drenagem natural, como os de características mais arenosas.
Para a planta de coco, na nossa região, a época ideal para plantio é no início das chuvas (janeiro e fevereiro), o que vai ajudar as plantas a suportarem melhor a época de estiagem.