- Alta postura – para fins comerciais recomenda – se uma vida útil para as codornas de 1 ano. Dentre deste período, a produção de ovos pode chegar a valores superiores a 300 ovos/ave, quando bem manejadas e alojadas.
Em média, cada ave adulta consome 25 gramas de ração por dia. PRODUÇÃO – consideradas ótimas poedeiras, as codornas iniciam a fase de postura ao atingir entre 50 e 60 dias de vida. Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas.
As codornas se reproduzem ao longo do ano indefinidamente. Basta um macho para cada cinco fêmeas, contanto que o macho tenha um dia de descanso. Além disso, o macho deve ser substituído, a cada dois anos, para que não ocorram possíveis problemas genéticos no plantel.
Hoje vou responder essa dúvida pra vocês, então se você gostou desse tema, já se inscreve aí e quer vídeo todos os dias, beleza pessoal, uma codorna. ela bota em média de duzentos e cinquenta.
Além da ração específica para a espécie, é recomendado alimentar a codorna com sementes e frutas. Também gosta de insetos, como besouros, formigas e gafanhotos, assim como aranhas, caracóis e vermes.
Um dos sinais que indicam a fase reprodutiva dos machos de codorna é o canto, que pode ser ouvido a partir da quarta semana de vida. Por meio do canto, os machos demonstraram sua habilidade de atrair as fêmeas para o acasalamento.
Uma das causas mais comuns da diminuição na produção de ovos em codornas é a idade. À medida que as codornas envelhecem, sua capacidade de botar ovos tende a diminuir.
Como as codorninhas botam no chão, é importante que o piso tenha ligeira inclinação na direção de uma calha forrada de serragem para a coleta dos ovos. A temperatura do ambiente deve girar entre 18 a 19 graus.
As codornas fêmeas não cantam. Essa característica é apenas dos machos e começa a se desenvolver com quatro semanas de vida. Codornas do sexo masculino apresentam o peitoral alaranjado, de penas bem coloridas. As codornas fêmeas, por sua vez, apresentam o peitoral na cor branca, com pintas pretas.
No entanto, mesmo sendo naturais, alguns alimentos devem ser evitados. É o caso da alface. Por mais que ela pareça inofensiva, a hortaliça não faz muito bem para a saúde do canário. A alta concentração de água e fibras atua como um potente diurético no organismo da ave, o que pode gerar desconforto e diarreia.
Uma codorna adulta come cerca de 25 gramas de ração por dia. A troca de marca ou mesmo de tipo de produto deve ser feita aos poucos, para não prejudicar o metabolismo animal.
Segundo Vera Maria Barbosa de Moraes, professora do Curso CPT Codornas - Recria e Reprodução, para a reprodução das codornas, o ideal é um macho para cinco fêmeas.
Cantam bastante quando atingem a maturidade sexual. As fêmeas da codorna japonesa são maiores que os machos, em torno de 10 a 20%, e, em média, 10% mais pesadas que os machos enquanto que, na codorna europeia, o peso de ambos os sexos é praticamente o mesmo.
Em algumas regiões pode ser que sejam necessários períodos de luz de até 18 horas, dependendo do clima (calor) e da necessidade de ampliar o consumo de ração, sendo o período noturno mais fresco e, portanto, mais propício para estimular o consumo.
O calor e as condições de vida nas granjas, onde várias codornas compartilham uma mesma gaiola, causam agitação e nervosismo nas aves. O comportamento inquieto faz o animal utilizar o bico para provocar ferimentos em si mesmo ou nas companheiras, principalmente na cabeça.
O passarinho pode comer pão e ter uma série de problemas de saúde. Esse alimento inapropriado para a espécie pode provocar deficiências nutricionais e dificuldades digestivas. Sendo assim, não é recomendado oferecer esse alimento para nenhuma ave.
Porém, se você cozinhar o arroz e sobrar das suas refeições, você pode sim oferecer o arroz cozido para as suas codornas. Além disso, você pode moer e fazer um farelo de arroz, que também pode ser dado como alimento alternativo para suas codornas.