A classe dos inibidores da bomba de prótons ajuda a reduzir a acidez estomacal, mas na maioria das vezes esses medicamentos devem ser usados por períodos curtos, de no máximo dois ou três meses. Omeprazol é indicado para alívio da acidez no estômago, mas uso prolongado pode ter riscos à saúde.
"Geralmente, a dose recomendada de omeprazol varia entre os 10 mg e os 20 mg, administrados antes do café da manhã e durante um período que pode ir da toma única até as 4 semanas de tratamento", diz o texto da bula, que pode sofrer variações segundo cada fabricante.
“O ideal nesses casos é realizar uma espécie de 'desmame' gradual da medicação para corrigir o pH aos poucos, se possível com a orientação de um profissional da saúde”, orienta a especialista. Porém, sem o omeprazol, aquela queimação pode voltar.
Hipersensibilidade ao omeprazol. Distúrbios hematológicos. Evitar o uso na lactação devido ao risco de carcinogênese no lactente. O risco/benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: doenças crônicas hepáticas e gravidez.
- Tratamento da esofagite de refluxo erosiva: 40 mg uma vez ao dia por 4 semanas. Um tratamento adicional de 4 semanas é recomendado para pacientes com esofagite não cicatrizada ou que apresentam sintomas persistentes. - Tratamento de manutenção para prevenir a recidiva em pacientes com esofagite: 20 mg uma vez ao dia.
OMEPRAZOL, pare de tomar! [EFEITOS COLATERAIS] Dr Juliano Teles
Quais os riscos de tomar esomeprazol por muito tempo?
Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.
Estudos associam o uso prolongado ao risco de osteoporose, câncer de estômago e demência, mas resultados ainda não são consenso. Pacientes com condições médicas específicas, como câncer ou uso de anti-inflamatórios, podem necessitar de IBPs sob orientação médica contínua.
Para que serve o Omeprazol e para que é indicado? Indicado para tratar certas condições em que proporcionou muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino) e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).
Esses remédios foram os primeiros desenvolvidos para controlar a acidez no estômago. Atualmente, têm muito pouca utilidade (alguns nem existem mais no mercado). Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo.
O que acontece se tomar omeprazol depois de comer?
O Omeprazol Magnésico e Sódico é um medicamento que reduz a produção de ácido do estômago. A absorção do medicamento é rápida e seu efeito ocorre em maior escala entre 1 a 2 horas após a administração. É importante saber que a ingestão de alimentos não interfere no efeito do Omeprazol.
O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo. Por causar o bloqueio da produção de ácido, o líquido do estômago que reflui causa menor agressão. Dessa forma, ele controla a inflamação do esôfago. O tratamento precisa ser feito pelo gastroenterologista.
O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é nesse momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a doença a qual se pretende tratar.
O Omeprazol faz parte da classe de medicamentos inibidores da bomba de próton, que em geral são bem tolerados e raramente apresentam efeitos colaterais. Mas, em caso de uso prolongado, podem surgir complicações indesejadas, ou seja, diversos tipos de reações, entre elas: Dor de cabeça; Náuseas.
A dose usual para adultos é de 20 mg de omeprazol, 1 vez ao dia, durante 4 a 8 semanas, conforme orientação médica. Para o tratamento de manutenção da esofagite de refluxo cicatrizada, a dose recomendada é de 10 mg, 1 vez ao dia, podendo ser aumentada pelo médico para 20 a 40 mg, 1 vez ao dia, se necessário.
Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 1 hora de seu uso, atingindo seu ponto máximo em até 4 horas. O controle da acidez pode durar por cerca de 72 horas.
Já o Gastrium (omeprazol), versões de 10 miligramas e de 20 miligramas, teve a comercialização suspensa, segundo a Anvisa, por ser fabricado com formulação diferente da registrada na agência reguladora.
O que acontece se tomar pantoprazol por muito tempo?
Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, pode aumentar em 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.
O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.
Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.