Qual o termo correto para se referir a pessoas de pele escura?
Deve-se lembrar que conforme a definição do IBGE, considera-se negro aquele que se autodeclara preto ou pardo, pois a população negra é o somatório de pretos e pardos.
No caso, pessoas pretas seriam as de pele mais retinta (mais escura) e pessoas pardas as que têm a pele menos retinta (ou mais clara). Portanto, oficialmente para o IBGE negro denomina tanto pardos, quanto pretos, num grupo maior que é a soma de pessoas pretas e pessoas pardas.
Dessa forma, de acordo com os critérios do IBGE, o termo "negro" engloba tanto indivíduos pardos quanto pretos, abrangendo uma categoria mais ampla que corresponde à combinação de pessoas autodeclaradas como pretas e pardas.
Segundo o advogado, o termo negro deve ser usado para se referir a pessoas pretas e pardas, enquanto o termo preto é utilizado apenas para pessoas pretas. Importante lembrar que a identificação racial é autodeclaratória.
Para fins legais, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece que são consideradas pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo IBGE e que possuam traços físicos, também chamados de fenotípicos, que as caracterizem como de cor preta ou parda.
Qual o termo correto é Negro ou Preto? - Dr. Gilberto Silva
É correto usar o termo afrodescendente?
Ocorre que agora estes termos têm sido agrupados na categoria afrodescendente, com a justificativa de apresentarem o mesmo fenótipo de pele em relação aos outros grupos raciais, e por envolverem grupos definidos como descendentes de africanos da diáspora negra, passando o vocábulo afrodescendente a ser considerado ...
Raça e etnia são dois conceitos relativos a âmbitos distintos. Raça refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas.
“Preto diz respeito à parcela da população que tem a pele mais retinta. Pardos são os que têm a pele mais clara. E, sendo assim, negro é a soma de pretos e pardos."
Há também o uso de QTPoC e TQPoC, que agrupa QPoC (pessoa queer de cor) e TPoC (pessoa transgênero de cor), adicionalmente os usos de BIPoC (pessoas indígenas ou negras de cor), BPoC (pessoa preta de cor), BBIPoC (pessoas pretas, marrons e indígenas de cor), IPoC (pessoa indígena de cor) e NBPoC (pessoa não-negra de ...
Contudo, as peles negras são variadas, desde as mais claras que são acinzentadas passando por claras amareladas, as mais escuras avermelhadas até o muito escuro azulado, podendo ser classificadas em tipos frios e tipos quentes.
De acordo com a intenção da lei nova, chamar alguém de 'negro', 'preto', 'pretão', 'negrão', 'turco', 'africano', 'judeu', 'baiano', 'japa' etc., desde que com vontade de lhe ofender a honra subjetiva relacionada com cor, religião, raça ou etnia, sujeita o autor a uma pena mínima de um ano de reclusão, além de multa” ( ...
Uma maneira eficiente de comprovar que você se encaixa nas cotas raciais é apresentando uma foto que evidencie sua aparência preta. Se isso não for suficiente, é importante se apresentar pessoalmente à banca examinadora do concurso, levando outros documentos que demonstrem sua descendência.
tanto o termo negro quanto preto são ambos utilizáveis. só que preto diz respeito à cor do indivíduo. e negro é um termo mais amplo. sociologicamente falando.
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o termo "negro" engloba tanto indivíduos pardos quanto pretos, abrangendo uma categoria mais ampla que corresponde à combinação de pessoas afrodescendentes. O termo pardo está documentado nas primeiras cartas enviadas depois da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500.
Afro-americano, afro-estadunidense ou africano-americano são designações para os cidadãos dos Estados Unidos descendentes de africanos ocidentais e subsaarianos.
Já o conceito de negro é definido pelo Estatuto da Igualdade Racial como: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo IBGE, ou que adotam autodefinição análoga.
Pardo tem sido empregado, de forma mais restrita, para indicar tonalidades de cor de pele entre branco e preto. O registro mais antigo da palavra 'pardo' na história do Brasil se encontra na carta de Pero Vaz de Caminha, durante a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500.
Com o Censo IBGE de 2022, você pode ter se perguntado: Como responder à categoria raça/cor? As categorias utilizadas são: preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Amarelo se refere à pessoa que se declara de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana.
Como saber se eu sou pardo? Sendo assim, uma das formas de saber se alguém é pardo ou não é, além de verificar a cor da sua pele (característica de fenótipo), verificar também o histórico familiar para saber se houve miscigenação entre raças nos ascendentes, como pais e avós.
Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.