O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, completou ontem 96 anos de idade. É o segundo time mais antigo do Estado, depois do Coritiba. Fundado em 1.º de maio de 1912, o clube tenta novamente se firmar no cenário esportivo do Estado.
Ponta Grossa, uma das maiores cidades do Paraná com mais de 300.000 habitantes, é considerada o berço do futebol paranaense, pois foi aqui na Princesa dos Campos que em 1909 disputou-se o primeiro jogo de futebol oficial da história do Paraná, entre ponta-grossenses e curitibanos, com vitória de 1 a 0 para o time da ...
E mais uma vez o Coritiba sai na dianteira. Contando com diversos clubes de ponta a nível mundial, a listagem deixa o Coxa como o time paranaense melhor colocado, na 148ª posição, à frente de times como Atlético-MG, Atlético-PR, Santos.
Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol.
O levantamento leva em conta os jogadores que entraram em campo pela Série A desde o início desta temporada. Finalista da Sul-Americana e sexto colocado no torneio nacional, o Fortaleza é tem a equipe mais velha da competição. O Leão do Pici tem o único elenco que supera a média de 30 anos (30,07).
Segundo os dados, o Corinthians tem 15,77% da preferência dos moradores do Paraná, com população de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O Atlético-PR aparece no segundo lugar da preferência, com 7,72%.
O Tricolor gastou mal o que não podia e caiu para a Série B em 2018, depois para a Série C em 2020 e, por fim, para a Série D em 2021. Em cinco anos, o Paraná Clube saiu da elite do futebol brasileiro para ficar sem calendário nacional e na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.
A Vila Capanema pertence à União. Em campo, o Paraná Clube não joga desde junho, quando acabou eliminado na primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. O Tricolor foi rebaixado no estadual do ano passado e não conseguiu retornar à elite em 2023.
O Coritiba é um dos recordistas de vitórias consecutivas em competições oficiais, com 24 (vinte e quatro) feito alcançado em 2011, e a maior sequência dentre os times do continente, tendo disputado até o momento mais de 4 900 jogos em sua história.
O Coritiba, dono de uma história vitoriosa no Campeonato Paranaense, acumula 39 títulos ao longo de sua trajetória brilhante. O mais recente, conquistado em 2022, reafirma a posição de destaque do clube no cenário estadual após cinco anos sem levantar a taça.
Foi em 1941, em um Atle-Tiba decisivo do Campeonato Paranaense que tudo começou. O atleticano Jofre Cabral e Silva insultou o jogador chamando-o de “quinta-coluna” e “coxa-branca”, uma alusão a pele clara do alemão.
Os dados mostram ainda que o estado mais velho é o Rio Grande do Sul. Os novos dados apontam que a idade no Brasil cresceu de 29 anos em 2010 para 35 em 2022 — um aumento de seis anos entre um Censo e outro.
Foi fundado em 19 de dezembro de 1989 sob condições especiais: resultou da união entre dois antigos times paranaenses, o Esporte Clube Pinheiros e o Colorado Esporte Clube. Essa união tinha como pretensão unir dois times medianos locais para fundar um time mais forte, capaz de ganhar visibilidade nacional.
Quer saber algumas curiosidades sobre o Coritiba Foot Ball Club, que completou 101 anos em 12 de outubro de 2020? 1. Entre as conquistas nacionais, o Coritiba tem um título da série A (1985) e dois da série B (2007 e 2010) do Campeonato Brasileiro, além de um Torneio do Povo (1973).
Com uma média de 22.478 pessoas por jogo, o Athletico foi o 13º no ranking, uma posição na frente do Coritiba, que teve uma média de 20.666. Ao final da temporada de 2023, Athletico e Coritiba terminam o ano com a presença de mais de 1 milhão de torcedores nas arquibancadas da Ligga Arena e do Couto Pereira.
Em 2024, o Athletico Paranaense e o Paraná Clube chamaram a atenção no cenário nacional ao se posicionarem entre os clubes com as maiores médias de público pagante no Brasil.
No Sudeste, região mais populosa do Brasil e onde está sediado o Flamengo, o Corinthians é quem lidera, com 24%. No Sul, o Grêmio é o dono da maior torcida, com 27%.
Atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo aparece na primeira colocação pelo segundo ano consecutivo. A equipe carioca apresentou uma variação positiva de 41% em relação a 2021, aumentando de R$ 2,6 bilhões para R$ 3,8 bilhões.