Cerca de 80% de todo o arroz cultivado no mundo é índica – que predomina no Brasil. A ela pertencem os tipos longos e finos, como o arroz-agulhinha, o jasmim, o longo, o agulhão, entre outros.
Quais os dois tipos de arroz cultivados no Brasil?
Diferente de outros países, só há um tipo de arroz na classificação oficial no Brasil, que é o tipo 1. Esse é o arroz agulhinha, em formato longo e fino, polido e de coloração branca. Os demais são enquadrados como fora de tipo. Porém, uma série de variedades de arrozes são vendidos no Brasil e no mundo.
QUAL O MELHOR ARROZ? QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES? TUDO SOBRE ARROZ.
Qual o tipo de arroz usado no Brasil?
Cerca de 80% de todo o arroz cultivado no mundo é índica – que predomina no Brasil. A ela pertencem os tipos longos e finos, como o arroz-agulhinha, o jasmim, o longo, o agulhão, entre outros.
O arroz parboilizado é polido e passa por pré-cozimento, preservando mais nutrientes do que o branco, sendo o segundo tipo mais nutritivo após o integral. Devido aos processos de limpeza industrial, não é necessário lavar o arroz em casa, pois isso pode remover os farelos ricos em nutrientes.
O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca.
A principal diferença entre o arroz brasileiro e o japonês, está no formato dos grãos. Em relação ao arroz agulhinha, o japonês tem o grão mais arredondado. Quando comparada a textura dos arrozes, o arroz japonês é bem diferente do arroz brasileiro.
O tipo 1, mais conhecido, fica mais soltinho e bem branquinho depois do cozimento, enquanto o 5 é mais empapado e menos uniforme, justamente por conter mais grãos quebrados.
Isso faz com que ele seja mais saboroso e macio. Contudo, ele também perde nutrientes. Além disso, ele é muito popular no Brasil, sendo tão usado em receitas salgadas como também em sobremesas, como o arroz-doce, além de ser conhecido como arroz agulhinha.
Você sabe qual a é diferença entre o arroz parboilizado e os outros tipos de arroz? É muito simples de entender. O arroz parboilizado passa por um processo que cozinha o grão dentro da sua própria casca, utilizando apenas água e calor, sem adição de produtos químicos.
Arroz tipo 1: os grãos costumam ser mais inteiros, tendo pouca quantidade de grãos quebradiços. Arroz tipo 2: apresenta uma quantidade maior de grãos quebrados, o que pode levá-lo a ficar mais empapado depois de cozido. Arroz tipo 3: tem ainda mais grãos quebrados e por isso costuma ser mais barato.
É importante salientar que ocorrências desse tipo não são oriundas da Indústria mas provavelmente adquiridas nos locais de armazenamento, como grandes depósitos de distribuidoras. A embalagem tem microfuros nas laterais por onde pode penetrar facilmente umidade, líquidos ou odor de algum produto estocado próximo.
O arroz branco, assim como o parboilizado, é descascado e polido. Mas diferentemente do parboilizado, que é submetido ao processo de parboilização, uma espécie de pré-cozimento no qual a imersão do grão em água quente impede que as fibras e nutrientes do arroz sejam perdidos, com o arroz branco não acontece o mesmo.
O arroz parboilizado passa por um beneficiamento diferenciado do branco polido, o que acarreta em alterações de suas características apresentando aumentos em valor nutritivo, renda, rendimento, tempo de preparo e conservabilidade de grãos e dos subprodutos (FARIA, 2007).
Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.
Cereais polidos excessivamente como o arroz branco e os grãos de trigo usados na fabricação de farinhas de trigo apresentam menor quantidade de fibras e nutrientes.
Qual arroz tem mais açúcar, o branco ou parboilizado?
Baixo Índice Glicêmico: o arroz parboilizado tem um índice glicêmico mais baixo em comparação com o arroz branco, o que significa que ele libera açúcar no sangue de forma mais lenta e estável, contribuindo para o controle do apetite e do açúcar no sangue.
O arroz orgânico é uma opção mais saudável já não contém resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos que podem causar danos à saúde humana. Além disso, ele é produzido de forma mais natural, o que preserva suas propriedades nutricionais.
O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento.
A marca Prato Fino foi eleita a melhor e se destacou em todas as análises, apresentando o melhor rendimento, sabor agradável e preços acessíveis para os consumidores.