Situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, a Islândia apresenta clima frio: subpolar (maior parte) e temperado oceânico (ao sul). O relevo é montanhoso e o país possui intensa atividade vulcânica.
O clima predominante na Islândia é o temperado oceânico, o que significa verões frescos e úmidos e invernos frios e nevados. As temperaturas médias anuais variam entre 0°C e 10°C.
Imagem de satélite mostra cidade islandesa de Egilsstaðir, que registou no sábado 27,9 graus Celsius. É o valor de temperatura mais elevado alguma vez registado no país antes do solstício de Verão.
Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Na ilha, em junho, o sol se põe após a meia-noite e nasce logo depois, às 3h. Por isso, é normal as pessoas ficarem de óculos escuros o tempo todo.
Qual o país que fica 6 meses de dia e 6 meses de noite?
Como dissemos, o Sol da Meia-noite ocorre nos pólos da Terra, portanto apenas alguns territórios são contemplados com este evento natural. Na região do Círculo Polar Ártico, é possível presenciá-lo em países do norte da Europa como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Rússia.
Quando é meia noite na Islândia, o sol se aproxima do horizonte, mas não se poe. Esse período de dia sem fim dura três meses. Por isso, não dá para esperar escurecer e os islandeses tocam a vida.
Não há exigência de visto para este destino para uma estadia de até 90 dias em um período de seis meses. Lembre-se de que, apesar do visto não ser exigido, você deve: Ter um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.
Como vimos, a moeda oficial na Islândia é a coroa islandesa. Geralmente, você só poderá usar a coroa islandesa enquanto estiver na Islândia - portanto, se você levar reais em sua viagem, provavelmente precisará trocá-lo antes de poder gastar.
A primavera traz consigo o renascimento da natureza na Islândia. Com temperaturas mais amenas e paisagens floridas, esta época do ano é ideal para os viajantes que desejam evitar as multidões do verão.
Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo. Outras fontes importantes de exportação são alumínio, ferro-silício, equipamento para pesca e processamento de produtos marítimos e lã.
O islandês (íslenska) é uma língua nórdica do ramo germânico setentrional falada por aproximadamente 320 mil pessoas na Islândia. Juntamente com o feroês, o norueguês ocidental e o norn, constituiu anteriormente o nórdico ocidental; enquanto o dinamarquês, o norueguês oriental e o sueco constituíam nórdico oriental.
Um dos pratos mais populares é o Þorramatur. Como ingredientes básicos, são frequentemente usado o carneiro, o bacalhau, o hadoque, o lagostim, o salmão,o caviar, o tubarão-da-Groelândia, a aguardente da Islândia, o iogurte skyr, a truta ártica e o lagópode-branco.
Esse fenômeno é conhecido como sol da meia-noite e acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita permite que a luz solar incida sobre os polos. Isso ocorre durante os meses de outubro à março no Polo Sul e de abril a setembro no Polo Norte.
O arquipélago norueguês de Svaldbard fica no meio do caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. Com clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo, sua principal cidade é Longyearbyen – para chegar lá é necessário pegar um voo para o Aeroporto de Svalbard.
A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.
No verão do Hemisfério Norte a inclinação da Terra faz com que o Círculo Polar Ártico se posicione de frente para o Sol. Por dez semanas a estrela não se põe, brilha 24 horas por dia. Cabo Norte tem vista privilegiada do fenômeno.
Para visitar a Islândia, os viajantes brasileiros precisam de um passaporte válido por pelo menos três meses a partir da data de entrada no país. Não é necessário visto para estadias de até 90 dias.
Para um brasileiro morar na Islândia, geralmente é necessário obter um visto de residência. Os vistos podem ser concedidos com base em diversos motivos, como trabalho, estudo, reunião familiar ou até mesmo por motivos humanitários.
Islândia no inverno (outubro a abril) – É a época para ver a Aurora Boreal e as belas paisagens de neve do país. Ao contrário do que muita gente pensa, as temperaturas da Islândia no inverno são frias, mas raramente ficam abaixo de 0 °C (apesar do vento ser congelante!).