Qual o tipo de linguagem utilizada no texto teatral?
Gênero Dramático - Refere-se à linguagem encenada, representada pela linguagem teatral, contando com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminação e sonoplastia.
Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena. De forma resumida, podemos definir esses elementos assim: Personagem: Papel interpretado pelo ator ou atriz num espetáculo teatral.
Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Deste modo, podemos perceber que a linguagem teatral é um recurso pedagógico extremamente relevante para o desenvolvimento escolar, pois os estudantes trabalham diversos aspectos artísticos que promovem a consciência corporal, a sociabilização e a ampliação dos processos criativos.
O gênero dramático é um dos gêneros literários. Ele está relacionado a textos escritos para serem encenados por atores. Assim, uma peça teatral é dividida em atos e cenas, além de apresentar rubricas e falas dos personagens. Os textos teatrais podem ser trágicos (tristes e funestos) ou cômicos (engraçados e grotescos).
O texto teatral teve seu papel de destaque na Grécia antiga, por volta do século V a.C., as peças apresentadas baseavam-se nas Tragédias, uma vez que as mesmas tinham o objetivo de levar aos espectadores à catarse, isto é, à purificação da alma por meio da libertação das emoções.
A estrutura básica de um texto teatral é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e o desfecho. Na introdução, é apresentado o cenário e os personagens. No desenvolvimento, a história é aprofundada e os conflitos são apresentados. E no desfecho, a trama é solucionada.
Qual é a principal características do texto teatral?
O texto teatral é escrito para ser representado, por isso apresenta duas características básicas. A primeira é que ele quase sempre não tem narrador. A outra é que ele combina a linguagem verbal com a não verbal (gestos, expressões fisionômicas, etc.).
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo. de cenário e/ou de personagens.
O texto dramático consiste na representação do real através da imitação. A imitação realiza-se pelos gestos, expressões, sentimentos, atitudes e situações. Esta imitação resulta serve-se da linguagem verbal e linguagem não verbal.
Os principais elementos que constituem os textos teatrais são: Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
Diz-se linguagem cênica à somatória de elementos que permite aos artistas se expressarem no palco. A busca desta linguagem se faz através da escolha da forma que irá expressar o que deve ser dito.
Quais são os elementos presentes no texto teatral?
O texto teatral encenado exige elementos como o cenário, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimento, etc. No texto teatral escrito, esses elementos estão presentes nas rubricas, que aparecem em letras de tipos diferentes, em itálico, por exemplo.
Como linguagem artística, o teatro pode se valer de variados elementos de significação para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se, principalmente, de signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros).
A linguagem teatral representa um papel de suma importância no desenvolvimento humano, social e individual, além de necessário à vida (OLIVEIRA, 2014, p..23).