A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Potência é uma grandeza física escalar medida em watts (W). Pode ser definida como a taxa de realização de trabalho a cada segundo ou como o consumo de energia por segundo. O watt, unidade de potência do sistema internacional de unidades (SI), equivale a 1 joule por segundo.
A potência é a medida com que o trabalho é realizado em uma unidade de tempo, calculada em Watt (W). O instrumento que faz a medição da potência é o Wattímetro. Esse instrumento é composto por ponteiras que são ligadas em série e em paralelo.
Quais são os tipos de potência elétrica que existem? A tensão e a corrente elétrica agem de formas distintas em circuitos de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Desse modo, pode-se dizer que há 3 tipos de potência elétrica: aparente, reativa e ativa.
A potência é uma grandeza física que mensura a rapidez em que um equipamento executa um trabalho por meio da transformação de uma das formas de energia. Ela pode ser calculada pela sua fórmula geral, que é a variação de trabalho dividida pela variação de tempo.
4² = quatro elevado a potência dois ou quatro elevado a dois ou quatro elevado ao quadrado. 8³ = oito elevado a terceira potência, oito elevado a três ou oito elevado ao cubo ou cubo de oito. 35 = três elevado a quinta potência ou três elevado a quinta.
Exemplos: 1) (- 2)⁶ = 64. 2) -2⁶ = - 64. Agora, que já relembramos a ideia principal da Potenciação, vamos aprender mais sobre como calcular uma potenciação, durante a realização das questões abaixo.
Essa grandeza pode ser calculada com base em parâmetros como tensão, corrente e resistência elétrica, sendo expressa em watts (W). Assim, a fórmula para calcular a potência elétrica é P = V.I.
Para elevar algum número a alguma potência, use a tecla [^]. O resultado será 1.296. Porém, se você inserir [6] [EXP] [4], a calculadora identificará como 6×(10^4), ou 6×10.000, que resultaria em 60.000.
Potência de base 2 são aquelas nas quais a multiplicação deve ser por esse mesmo fator. Ou seja, como no cálculo 2 x 2 x 2= 23 = 8, por exemplo. No entanto, a potenciação tem que ser por um número inteiro e não negativo.