Variação de entalpia final determina se a reação é exotérmica ou endotérmica: ΔH > 0 (endotérmica); ΔH < 0 (exotérmica). Tipos de entalpia: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.
Para determinar o ΔH de uma reação a partir dos valores de energia de ligação, devemos utilizar a seguinte expressão: ΔH = Σ Energia de ligação dos reagentes + Σ Energia de ligação dos produtos. Lembrando que a energia de ligação dos reagentes é positiva, enquanto a dos produtos é negativa.
Os valores de entalpia são simétricos para os processos inversos, o que quer dizer que, por exemplo, a variação de entalpia na liquefação da água é -44 kJ/mol, enquanto, na sua solidificação, ela é igual a -7,3 kJ/mol.
Variação de entalpia é uma grandeza física representada pela sigla ΔH (a letra grega Δ significa variação e a letra H representa entalpia) que indica a quantidade de energia absorvida ou liberada por uma reação química.
Na matemática, o delta é frequentemente utilizado para representar a diferença entre dois valores. Ele é representado pelo símbolo Δ e pode ser aplicado em diversas fórmulas e equações.
A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.
Se ΔH é negativo, o processo libera calor para o ambiente e é chamado de exotérmico. Mudanças de fase, reações químicas e a formação de soluções são exemplos de processos endotérmicos e exotérmicos.
A variação de entalpia é uma medida do calor transferido a pressão e volume constantes. A entalpia global de um processo é ΔH = Hfinal - H. Processos endotérmicos absorvem calor, ou seja, tem ΔH positivo. Processos exotérmicos liberam calor, ou seja, tem ΔH negativo.
Vm = ΔS/ΔT Usada para calcular velocidade média de um móvel. Divide-se o deslocamento pelo tempo gasto. ΔS = Vm X Δt Usada para medir o deslocamento do móvel. Multiplica-se a velocidade média pelo tempo gasto.
O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.
A entalpia é a energia térmica envolvida em uma reação ou processo químico. Há cinco tipos de entalpia que podem ser calculados: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução. Esse cálculo do valor da variação de entalpia é importante para determinar se o processo é endotérmico ou exotérmico.
Entalpia, por vezes referida como entalpia absoluta, é uma grandeza física definida no âmbito da termodinâmica clássica, de forma que esta meça a máxima energia de um sistema termodinâmico, teoricamente passível de ser deste removida na forma de calor.
A água (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases – como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2) – ocasionando chuvas ácidas.
O que é lei de Hess? Trata-se da lei que propõe o cálculo da variação da entalpia de uma reação a partir das etapas que a formam. A lei de Hess foi proposta em 1840 pelo médico e químico suíço Germain Henri Hess.
Aplicando a Lei de Hess, já sabemos que a variação de entalpia (ΔH) da equação final tem que ser igual à soma das variações das etapas intermediárias. Assim, temos: ΔH = ΔH1 + ΔH2. ΔH = (-1410) + 1367.
Se todos os reagentes e produtos estiverem no estado padrão, a variação da entalpia será indicada pelo seguinte símbolo ∆H0, lembrando que a variação da entalpia é dada por: ∆H = HPRODUTOS – HREAGENTES.
A lei de Hess afirma que, se um processo pode ser expresso como a soma de duas ou mais etapas, a variação de entalpia do processo como um todo é igual à soma dos valores de ΔH de cada etapa.
Segundo passo: Calcule o valor de delta. O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta. Terceiro passo: calcule os valores de x da equação.
1o Passo: balancear a equação colocando o coeficiente 3 nos participantes F2 e HF. 3o Passo: calcular a entalpia dos reagentes (Hr) multiplicando o coeficiente de cada participante pela sua entalpia e, depois, somando os resultados: OBS.: Como o F2(g) é uma substância simples, sua entalpia de formação é igual a 0.