Cálculo do IPVA Se o valor de um carro, em 2022, era de R$ 30 mil conforme a tabela FIPE e a sua alíquota estava em 3%, você fará esse cálculo: 30.000 x 3 = 90.000; 90.000 / 100 = 900.
O cálculo de IPVA de um carro de leilão é realizado a partir do preço do automóvel no mercado. Por exemplo, se um carro registrado em São Paulo custa R $50 mil, multiplica-se esse valor pela alíquota atual de 4% para o estado. Logo, o tributo será de R $2 mil para esse automóvel.
Os veículos de leilões de seguradoras são recuperados de sinistro e, muitas vezes, eles têm danos estruturais graves ou até mesmo deram perda total. Sendo assim, é necessário que você faça uma avaliação do veículo e veja se o custo de recuperação não será maior do que o valor do próprio carro.
Comprou um carro usado e foi enganado? Faça valer seus direitos!
Qual a desvantagem de comprar um carro de leilão?
Dificuldades na revenda
Outra desvantagem importante é a diminuição do valor de revenda. Carros comprados em leilões frequentemente possuem um histórico menos atrativo para futuros compradores, devido à sua origem ou aos danos anteriores que possam ter sofrido.
De maneira geral, o principal risco de comprar um automóvel proveniente de um leilão e a razão por quê as seguradoras não aceitam carros de leilão é que não é permitido realizar um test drive ou avaliação antes da compra, o que inviabiliza a identificação de possíveis falhas mecânicas.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. Dessa forma, é uma prática abusiva vender um carro como se novo fosse, ocultando sua origem de leilão, induzindo o consumidor a erro e obtendo vantagem manifestamente abusiva em relação ao real valor do bem em questão.
Qual o risco de comprar um carro com passagem por leilão?
Além disso, os carros de leilão podem ter sofrido danos que não foram reparados adequadamente, o que possibilita um aumento no risco de acidentes e, consequentemente, de sinistros.
Se você estiver passando por esta situação, explicamos as possíveis soluções a seguir. O vendedor deve fornecer informações completas sobre o veículo, incluindo qualquer histórico de leilão e potenciais defeitos. A transparência evita surpresas desagradáveis no futuro.
Contratar um seguro para carros adquiridos em leilões é definitivamente possível, e algumas seguradoras já se adaptaram para atender essa demanda específica.
Porque carro com passagem por leilão é mais barato?
É usual que veículos adquiridos em leilão tenham preços maiores do que o normal nos contratos de seguro – até porque as seguradoras sabem que muitos deles apresentam um índice maior de problemas mecânicos. Esta é, portanto, uma outra desvantagem que os potenciais compradores precisam ter conhecimento.
Os veículos que têm passagem por leilão, sofrem uma desvalorização de 30% a 50% do seu valor de tabela. E o pior de tudo é que isso acontece independentemente da origem do leilão e mesmo que o veículo esteja em boas condições de uso.
Como é feito o pagamento de um carro de leilão? Geralmente, os leilões só trabalham com modalidade de pagamento à vista, em um prazo que costuma ser de cinco ou sete dias. Além disso, existe o pagamento da comissão do leiloeiro responsável, que costuma ser de 5% do valor da venda.
Portanto, agora você sabe que carro de leilão pode rodar e adquirir o seu veículo por essa modalidade de aquisição pode ser uma excelente oportunidade, desde que sejam seguidos todos os procedimentos legais para garantir que o veículo possa circular nas ruas sem problemas.
“Comprar carros em leilão é tipo um investimento de risco, você pode se dar muito bem ou muito mal, pois você não poderá andar com o carro para saber como está o seu motor ou câmbio, pois todos os veículos estão lacrados”, argumenta a proprietária da Na Oficina.
Quando o veículo é de leilão, aparece no documento?
Consta no documento se o carro é de leilão? Saber se o carro tem passagem por leilão pode não ser uma tarefa fácil, porque essa informação não consta no documento. Para consultá-la, portanto, é preciso recorrer às consultar veiculares.
Porque as seguradoras não aceitam carros de leilão?
Todas as seguradoras aceitam veículos de leilão? Não. Algumas seguradoras podem se recusar a fazer um seguro para carros de leilão. Isso se deve especialmente a alguns riscos, em especial danos estruturais decorrentes do sinistro, quando se trata de um carro que foi acidentado, por exemplo.
Quando o carro é de leilão, não aparece no documento, ou seja, a passagem não fica registrada no documento do veículo. Contudo, é possível descobrir se já passou por leilão através de perícia veicular ou consulta de histórico do automóvel, registrado no Registro Nacional de Veículo (RENAVAM).
De acordo com Planeta Pop, a desvalorização de um veículo de leilão é em torno de 20% do valor do mercado. Além disso, é fundamental verificar a procedência do veículo e seu estado de conservação antes de efetuar a compra.
O valor arrecadado com a venda do automóvel será utilizado para quitar os débitos relativos às multas, impostos, guincho, estadia no pátio e despesas com o leilão.
Como funciona a transferência de veículo de leilão?
A transferência de veículo adquirido em leilão é um processo burocrático realizado após a sua venda, para que tenha a mudança da documentação de um dono para outro. É aconselhado contar com o atendimento de um despachante para garantir que a transferência seja realizada de forma adequada.
A proposta parcelada em leilão judicial encontra respaldo legal no artigo 895 do Código de Processo Civil (CPC), o qual estabelece que o arrematante poderá oferecer o pagamento parcelado desde que cumpra algumas condições.