Para manter o BYD Dolphin regularizado e rodando nas ruas, é necessário considerar os custos anuais de documentação. Isso inclui o IPVA (lembrando que em alguns estados, veículos elétricos são isentos), licenciamento e seguro. A despesa total anual para esses itens é de R$ 13.524,39 ou R$ 1.127,03 por mês1.
Já em 2024, os modelos elétricos e híbridos serão tributados em 3,5% de seu valor venal, da mesma forma que os veículos com motor a combustão. Os modelos movidos à gás natural tem redução de alíquota, ficando em 1%.
A partir do segundo ano 0,5% para os carros 100% elétricos e para os híbridos 0,75%. E a partir do 3º ano os veículos elétricos vão para 1% e os veículos híbridos para 1,5% de IPVA.
Decidir sobre o seguro adequado para o BYD Dolphin requer uma compreensão clara do custo envolvido. De acordo com pesquisas recentes e cotações obtidas de várias seguradoras, o custo anual para segurar um BYD Dolphin pode variar de R$2.500 a R$4.500.
-BYD Dolphin GS 180EV: IPVA estimado em R$ 2.564,00. -BYD Dolphin Plus 310EV: IPVA aproximado de R$ 3.207,26. -BYD Yuan Plus GL 310EV: IPVA em torno de R$ 4.710,04. -BYD Seal AWD GS 590EV: IPVA estimado em R$ 5.077,52.
Atualmente, nove Estados brasileiros e o Distrito Federal estão na vanguarda, concedendo isenções de IPVA para veículos elétricos. Esta medida é respaldada pelo compromisso ambiental, considerando que esses veículos não emitem gases poluentes durante seu funcionamento, tornando-os uma opção mais ecológica.
O IPVA do BYD Dolphin Mini em Minas Gerais é 100% isento para veículos elétricos e híbridos fabricados no estado. Portanto, se você adquirir um Dolphin Mini em Minas Gerais, não precisará pagar o IPVA.
De acordo com a montadora chinesa, a primeira revisão do veículo deve ser feita com 20.000 km rodados ou 12 meses. Até essa quilometragem, o custo da revisão é de R$ 400.
Rio Grande do Norte. Os veículos 100% elétricos são isentos do IPVA no Rio Grande do Norte. Para os automóveis de passeio que usam combustíveis, a alíquota do imposto é de 3%.
Os modelos elétricos e híbridos não precisam pagar o imposto no primeiro ano, mas, nos anos seguintes, as alíquotas são reduzidas. Os totalmente elétricos pagarão 0,5% a partir do segundo ano, percentual que passa a 1% no terceiro ano.
Além disso, utilizamos a alíquota de 4%, a mais alta no Brasil e cobrada em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, com o valor venal de R$ 196.131, o proprietário deverá pagar R$ 7.845,24.
Uma das facilidades de se ter um carro elétrico, é realizar a recarga do carro elétrico na sua própria residência, onde entre os benefícios são: evita-se filas, praticidade ao seu dia a dia e o preço, pois a recarga pode ser feita no seu horário de descanso, sendo a noite.
Donos de carros elétricos ou movidos a hidrogênio podem ter desconto sobre o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em 2024. Esse é mais um esforço da Prefeitura de São Paulo para melhorar a qualidade do ar, proteger o meio ambiente e amenizar os efeitos das mudanças climáticas.
Para manter o BYD Dolphin regularizado e rodando nas ruas, é necessário considerar os custos anuais de documentação. Isso inclui o IPVA (lembrando que em alguns estados, veículos elétricos são isentos), licenciamento e seguro. A despesa total anual para esses itens é de R$ 13.524,39 ou R$ 1.127,03 por mês1.
Confira agora o preço do IPVA BYD Dolphin 2024 em diversos estados: Minas Gerais – alíquota de 4%: R$5.992,00; Piauí – alíquota de 2,5%: R$3.745,00; São Paulo – alíquota de 4,00%: R$5.992,00 (metade disso se o carro foi registrado na cidade de São Paulo);
Já o custo total do quilômetro rodado (custo total da recarga / autonomia) é de R$ 0,10, o que é bem mais barato que a média geral para carros à combustão, que fica entre R$ 0,30 e 0,40 por km rodado. Dessa forma, se você roda uma média de 1000 km/mês, por exemplo, você vai gastar R$ 101,66 por mês com energia.
Quanto custa para trocar a bateria de um carro elétrico?
Cada módulo sai por R$ 12,6 mil. Somando tudo, a bateria completa custa R$ 100.800 - mas não há a informação sobre a possibilidade de substituir apenas módulos defeituosos.
A partir do ano seguinte, o imposto será cobrado com alíquota reduzida: 0,5% no segundo ano e 1% no terceiro ano para carros elétricos; para os híbridos a alíquota fica em 0,75% no segundo ano e 1,5% no terceiro ano. Vale ressaltar que para automóveis movidos à gás natural, a alíquota fica reduzida a 1,5%.
Dessa forma, para saber a quantia total para carregar a bateria por completo, é necessário levar em consideração a autonomia do veículo, que é de 280 km. Assim, você vai multiplicar 0,09 por 280, o que dá R$ 25,2 para carregar o veículo totalmente.
Quanto gasta por mês um carro elétrico? Geralmente, um carro elétrico gasta em média 150kWh, mas o custo pode variar dependendo da região, horários e bandeiras vermelhas. Um valor aproximado ficaria entre R$0,60 e R$1. Nesse cenário, o custo mensal pode variar de R$90 a R$150.