O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.
Se for usar em 12V recomendo 220 OHMS, as cores são VERMELHO, VERMELHO, MARROM. Se for usar com leds de alto brilho recomendo também usar resistores de 1/4W ou 1/2W de potência de dissipação.
Para ligar um LED diretamente na rede elétrica de 110V ou 220V, você pode seguir um esquema simples que utiliza um diodo retificador e um resistor limitador de corrente. Aqui está o diagrama esquemático: Lista de Materiais: 1 Diodo 1N4004 (para 110V) ou 1N4007 (para 220V).
De acordo com a Lei de Ohm , se ligarmos os dois LED's em série sem resistores, eles queimarão! O resultado é que precisamos de uma resistência de 150Ω no mínimo para não queimar o Led vermelho.
O LED, assim como outros componentes que conheceremos no de- correr das próximas aulas, precisa, ao ser inserido em um circuito elétrico, da utilização de um resistor para limitar o fluxo da corrente que está passando pelo circuito elétrico, de modo a aproveitarmos ao máximo do brilho do LED, sem danos, o que ...
A corrente com que um LED trabalha é dada pelo fabricante. Geralmente, esta corrente está entre 6 e 20 mA. Para quase todos os tipos de LED a tensão sobre ele é próxima de 2 V. Portanto o resistor limitador deve ser da ordem de 400 Ω.
A Fita LED 5050 5 Metros Siliconada Branco Frio 6000k Prova D'água Sem Fonte é uma excelente opção para quem busca iluminação de qualidade e durabilidade. Com proteção à prova d'água, ela pode ser utilizada em áreas úmidas e expostas ao tempo. Sua instalação é fácil e não requer fonte de energia.
Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver. Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes.
Qual o valor do resistor para que se excite a LED?
Para o led vermelho: Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 350 ohms você pode usar um de 390 ohms, que é o valor mais próximo do calculado.
Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.
A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde: R: resistência do resistor adequado para o LED. Vcc: Tensão da fonte de alimentação. VL: tensão do LED.
Vamos lá, pela tabela temos Vled = 2 V (escolhemos sempre o maior valor) e Iled = 20 mA (0,02 A). Colocando os valores na fórmula, temos: Então o melhor resistor para o LED vermelho seria de 150Ω.
Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns Ôhms (W) até alguns quilo Ôhms (kW), e são aplicados onde se exige altos valores de potência, acima de 5W (Watts), sendo sua especificações impressas no próprio corpo, como mostra a figura 2.
A Linha de fitas LED COB requer o uso de uma fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. As fitas 120 LEDs também devem ser utilizada com a fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. Já as fitas de 180 e 240 LEDs necessitam da fonte chave de 12V com 5 Ampéres, código 18017.
Voltagem. As fitas de Led funcionam em 12 volts e, portanto, também podem ser instaladas em automóveis. Para instalação em residências será necessária uma fonte driver de 12 V.
Ao utilizar uma fita de LED sem uma fonte de alimentação adequada, você aumenta significativamente o risco de choque elétrico. Isso ocorre porque essas fitas, que podem ser conectadas diretamente à rede elétrica, frequentemente carecem das proteções necessárias para garantir a segurança do usuário.
É extremamente importante que a voltagem da fonte de alimentação e da fita de LED sejam iguais. Se você optar por uma fita de 12V, a fonte dela precisa ser também de 12V; se você escolher uma fita de LED de 24V, a fonte para alimentá-la também deve ser 24V.
É importante lembrar que, ao ligar um LED diretamente à fonte de alimentação sem um resistor limitador de corrente, há o risco de queimar o componente.
Proteção do LED: O resistor é frequentemente usado em série com o LED para limitar a corrente que passa por ele. Se o resistor estiver posicionado antes do LED (ou seja, entre a fonte de alimentação e o LED), ele ajudará a proteger o LED de picos de corrente excessivos.