- O teste da avidez de IgG só deve ser solicitado diante de reação positiva para IgM, pois uma sorologia para toxoplasmose com reação negativa para IgM define que a infecção é pregressa.
Qual o valor da pesquisa de IgG para a toxoplasmose explique avidez?
Percentagem de avidez inferior a 30% sugere que a infeção seja aguda e tenha ocorrido há menos de dois meses. Na reinfecção e reativação o exame não se aplica, pois os anticorpos IgG podem apresentar diferentes afinidades.
A determinação da avidez de IgG é uma ferramenta útil para diagnóstico da toxoplasmose ocular e é um método seguro para rastreamento da toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação. Anticorpos da classe IgM contra o toxoplasma são frequentemente utilizados como marcador sorológico da fase aguda da toxoplasmose1,2.
– Avidez Elevada – Infecções adquiridas a mais de 4 meses. A avidez de anticorpos para um dado antígeno é um fenômeno biológico e, por esta razão, variações individuais da resposta imunológica podem, naturalmente, ser encontradas.
TESTE DE AVIDEZ DE ANTICORPO: Quando deve ser feito??
O que é teste de avidez alto?
Se o teste de avidez for realizado até a 16ª semana de gestação e apontar elevado percentual de ligação de IgG ao antígeno (alta avidez), é seguro excluir infecção aguda na gestação em curso, visto que alta avidez indica que os anticorpos foram produzidos há mais de 12 a 16 semanas.
O valor de referência pode variar de acordo com o laboratório, no entanto, de forma geral, o IgG para toxoplasmose é considerado positivo ou reagente quando o nível de IgG é superior a 3,0 UI/mL. Resultados entre 1,6 e 3,0 UI/mL são considerados indeterminados.
A infecção aguda por toxoplasma, na maioria das pessoas infectadas pela primeira vez, resulta em quadros sem sintomas ou com sintomas leves e inespecíficos semelhantes à gripe, como febre, dor muscular e dor de garganta, podendo apresentar ainda aumento dos gânglios linfáticos e dor abdominal.
Moderada/média avidez: de 50% a 59,9% (não permite ser determinado o período que ocorreu infecção, podendo ser repetido em 2 semanas para reavaliação); Alta/forte avidez: igual ou superior a 60% (indica que a infecção tenha ocorrido há mais de 12-16 semanas, adquirida antes da gestação).
O exame de avidez ao IgG tem por objetivo confirmar infecção aguda. É um exame importante para determinar a época da infecção pelo toxoplasma na gestante. A baixa avidez de IgG indica infecção aguda.
A probabilidade de transmissão do parasita da mãe para o feto é baixa no primeiro trimestre (10-25%), é maior no segundo trimestre (30-35%) e é máxima no último trimestre (60-80%). “Inversamente, a gravidade da infeção é tanto maior quanto mais precocemente ocorrer na gravidez”, sublinha a obstetra.
Se nas primeiras 16 semanas gestacionais o primeiro exame solicitado detectar anticorpos IgG e IgM reagentes, deve ser feito o teste de avidez de IgG na mesma amostra de soro. 3. Não são requeridos exames de avidez após a 16ª semana de gestação pois a avidez alta não descarta a infecção adquirida durante a gestação.
Herpes Simplex 1 e 2 - Anticorpos IgG Superior a 30,00 CONFIRA NA TABELA ABAIXO (Material: Soro ) Este exame significa que já teve contato com o vírus do herpes simples, mas no momento provavelmente não está ativo. 90% da população já teve contato em algum momento da vida.
Como é feito o teste de avidez para citomegalovírus?
Como é feito o exame Anticorpos Citomegalovirus IgG (Avidez)? O exame Anticorpos Citomegalovirus IgG (Avidez) é realizado a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em resultado em 8 dias úteis.
No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.
Quais são os sintomas da toxoplasmose? Os indivíduos com sistema imunológico fortalecido podem não apresentar sintomas da toxoplasmose. Para essas pessoas, a toxoplasmose também pode parecer similar a uma leve gripe, apresentando febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, além dos linfonodos levemente inflamados.
Os pacientes que sofreram danos no cérebro causados por Toxoplasmose podem, com o tempo, desenvolver dor de cabeça com graus variados de frequência e intensidade. É comum e requer acompanhamento para o alívio das crises de dor, visando uma melhor qualidade de vida. Converse com um neurologista.
A toxoplasmose não tem sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico. Nos seres humanos, os sintomas podem ser leves, como mal estar, dor de cabeça e cansaço; ou mais intensos, na forma de virose, gripes severas ou linfonodos aumentados.
Toxoplasma igG é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma Gondii. O problema é extremamente comum e geralmente não causa danos, porque o organismo humano consegue impedir. Quando há o contato com esse parasita, o corpo logo desenvolve o anticorpo igG para combatê-lo.
No entanto, valores elevados de avidez de IgG indicam infecção ocorrida em período variável de 2-4 meses, geralmente superior a 12-16 semanas. Portanto, ao se tratar de gestante no primeiro trimestre, a alta avidez sugere que a infecção primária tenha ocorrido antes da gestação.
Mulheres que já tiveram toxoplasmose, apresentam risco de transmissão ao feto na gestação? O tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).